Suspeito de envolvimento na morte de Mãe Bernadete faz o próprio filho refém em Simões Filho

Suspeito da morte de Mãe Bernadete faz filho refém em operação da Polícia Civil na RMS

Polícia
Suspeito de envolvimento na morte de Mãe Bernadete faz o próprio filho refém em Simões Filho

O Departamento de Repressão e Combate ao Narcotráfico (Denarc), com o apoio da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core), cumpriu nesta sexta-feira (12) dois mandados de prisão e dois de busca e apreensão contra Josevan Dionísio dos Santos, conhecido como “BZ”. O criminoso, que estava foragido e era procurado pela Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) como o Nove de Ouros do Baralho do Crime, é apontado como o executor do homicídio da líder quilombola Mãe Bernadete Pacífico, em agosto de 2023.

A prisão de BZ aconteceu em um imóvel na cidade de Simões Filho. Durante a ação, ele manteve a companheira e os dois filhos como reféns. Equipes da Core iniciaram uma negociação estratégica que resultou na libertação das vítimas, que não sofreram ferimentos, e na rendição do criminoso. No local, os policiais apreenderam uma pistola calibre 9mm de fabricação turca, com a numeração raspada.

As investigações apontam que o assassinato de Mãe Bernadete, ocorrido em 17 de agosto de 2023 no Quilombo Pitanga dos Palmares, foi motivado pela resistência da líder quilombola à expansão do tráfico de drogas em territórios tradicionais. Coordenadora da Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (Conaq), a vítima era uma voz ativa na defesa dos direitos humanos e denunciava constantemente a atuação de facções criminosas na região.

A Polícia Civil indiciou seis pessoas pelo homicídio. Com a prisão de Josevan Dionísio dos Santos, cinco delas já estão detidas. As buscas continuam para localizar o último envolvido, conhecido como “Maquinista”, que segue foragido.

Além de ser o principal suspeito da morte de Mãe Bernadete, Josevan também é investigado por integrar um grupo criminoso atuante em Simões Filho e região metropolitana de Salvador. A facção é envolvida em uma série de crimes, como roubos, tráfico de drogas e homicídios. Após a prisão, BZ foi levado para a sede do Denarc, onde passou por exames legais e agora está à disposição da Justiça.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.