SUS realiza número recorde de cirurgias eletivas em 2025

Com apoio do programa Agora Tem Especialistas, governo federal amplia parcerias e reduz filas em todo o país

Bahia Brasil
SUS realiza número recorde de cirurgias eletivas em 2025
Foto: Ricardo Stuckert/ Presidência da República

O Sistema Único de Saúde (SUS) atingiu, em 2025, um recorde histórico de 14,7 milhões de cirurgias eletivas realizadas em todo o Brasil, superando o número registrado no ano anterior. O avanço foi comemorado pelo governo federal nesta sexta-feira (6), durante evento realizado em Salvador.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou que o crescimento no número de procedimentos é resultado direto das políticas públicas voltadas à redução das filas no sistema público de saúde. Segundo ele, o objetivo é garantir dignidade e acesso à saúde para a população mais vulnerável.
“Estamos determinados a acabar com a fila e garantir que o povo pobre seja respeitado neste país”, afirmou o presidente.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ressaltou que o resultado expressivo também reflete a articulação entre o governo federal, estados, municípios e hospitais filantrópicos e privados que aderiram ao programa Agora Tem Especialistas. Antes de 2025, o maior volume de cirurgias havia sido registrado em 2024, com 13,6 milhões de procedimentos.

De acordo com o Ministério da Saúde, a reformulação da tabela de pagamentos do SUS foi determinante para estimular a ampliação dos atendimentos. A nova tabela do programa oferece valores mais atrativos, incentivando gestores locais e unidades hospitalares a realizarem mais cirurgias eletivas.

Atenção básica e novos investimentos no SUS

Durante entrevista à imprensa, Padilha reforçou que o SUS é atualmente o sistema público que mais realiza cirurgias no mundo. Como parte da estratégia de fortalecimento da rede, o governo prevê a distribuição de 150 combos cirúrgicos para unidades hospitalares e 10 mil combos para Unidades Básicas de Saúde (UBSs), ampliando a capacidade resolutiva da Atenção Primária.

Na Bahia, foram entregues 1.030 combos de equipamentos destinados às unidades básicas de saúde, incluindo câmaras frias para vacinas, balanças digitais, lasers terapêuticos para tratamento de feridas e equipamentos para exames clínicos.

Além disso, os municípios receberam 575 mil kits de telessaúde, considerados pelo ministério como um avanço tecnológico significativo para o SUS. O estado também foi contemplado com 107 novas ambulâncias do Samu, garantindo cobertura integral do atendimento de urgência.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.