SUS lança camisinhas texturizadas para estimular uso entre jovens

Ministério da Saúde lança preservativos inovadores para atrair jovens e combater ISTs no Brasil

Brasil Notícias
SUS lança camisinhas texturizadas para estimular uso entre jovens
Foto: Caroline Morais/ Min. da Saúde

O Ministério da Saúde iniciou, nesta quarta-feira (13/08), a distribuição de dois novos modelos de preservativos gratuitos pelo SUS: camisinhas com textura e versões ultrafinas. A medida visa tornar o uso mais atrativo, especialmente entre os jovens, e reforçar a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

“A diversificação da oferta visa estimular o uso contínuo e correto do preservativo, tornando-o mais atraente e atendendo às diferentes preferências da população”, declarou o Ministério em nota oficial.

Serão 400 milhões de camisinhas distribuídas ainda este ano, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Brasil. A retirada é gratuita, sem necessidade de apresentar documentos ou limite de quantidade.

Até então, o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibilizava apenas dois tipos de preservativos: o externo (de látex) e o interno (de látex ou borracha nitrílica). Os novos modelos mantêm a mesma eficácia na proteção contra ISTs e gestações não planejadas.

Em suas redes sociais, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, reforçou a campanha promovendo os novos preservativos: “É menos custo pra saúde e mais vida pro Brasil”.

Uso de camisinha ainda é baixo no Brasil

Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019, 59% das pessoas com 18 anos ou mais não usaram camisinha em nenhuma relação sexual nos 12 meses anteriores à pesquisa. O dado acende o alerta para a importância de campanhas que incentivem o uso de preservativos, principalmente entre os jovens.

As camisinhas continuam sendo um dos métodos mais eficazes para prevenir não apenas gravidez indesejada, mas também doenças como HIV, sífilis, HPV, gonorreia, entre outras ISTs.

Como e onde retirar os preservativos do SUS?

As novas camisinhas com textura e ultrafinas já estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de todo o Brasil. Para retirar, não é necessário apresentar documento de identidade nem existe limite por pessoa.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.