SuperBahia 2025: feira impulsiona o varejo com inovação, negócios e inclusão social
Evento reúne 200 empresas, aposta em tecnologia no varejo e fortalece agricultura familiar e economia baiana

Com a expectativa de receber mais de 20 mil visitantes e movimentar R$ 650 milhões na sua 14ª edição, a SuperBahia 2025 – a maior feira do varejo de alimentos do Norte e Nordeste – deu início às atividades na noite desta quarta-feira (6), no Centro de Convenções de Salvador. O evento, que prossegue até a próxima sexta-feira (8), é promovido pela Associação Baiana de Supermercados (Abase), com apoio do Sindicato dos Supermercados e Atacados de Autosserviço do Estado da Bahia (Sindsuper) e do Governo do Estado da Bahia.
Durante a abertura oficial, o governador Jerônimo Rodrigues destacou o papel estratégico da SuperBahia para a economia baiana, que este ano conta com a participação de 200 empresas nacionais e internacionais. “Esta feira é um exemplo concreto de como a Bahia está avançando. O apoio do Governo reforça nosso compromisso com o desenvolvimento regional, o aquecimento do mercado de varejo, das cadeias produtivas, a geração de emprego e renda e atração turística”, declarou o governador. Ele também reforçou a importância do fortalecimento do mercado interno, especialmente diante da nova taxação imposta pelos Estados Unidos a produtos brasileiros.
A presença do Governo do Estado se dá por meio das secretarias de Desenvolvimento Rural (SDR), através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), e de Turismo (Setur-BA). Juntas, as pastas viabilizaram a criação da Vila da Agricultura Familiar, espaço onde 43 empreendimentos da agroindústria familiar baiana expõem produtos em um empório exclusivo, com direito a rodadas de negócios com supermercadistas.
“São alimentos saudáveis, produzidos pela agricultura familiar baiana, dos quatro cantos do estado que estão chegando aqui para a SuperBahia 2025, para adentrar de uma vez por todas nas prateleiras dos supermercados. Isso é fruto de política pública do Governo do Estado”, destacou Jeandro Ribeiro, diretor-presidente da CAR.
A União das Cooperativas de Agricultura Familiar da Bahia (Unicafes) também marca presença. Seu diretor-presidente, Ícaro Rennê, reforça: “É de grande importância colocar os nossos produtos aqui dentro, onde estamos apresentando a qualidade e a diversidade da nossa agricultura familiar. Através da Unicafes, as cooperativas de todo o interior da Bahia, juntamente com o nosso centro de distribuição em Salvador, conseguem atender todos esses mercados, que vão encontrar aqui o flocão, o mel, as cervejas artesanais de caju, umbu e diversos produtos como frutas desidratadas e iogurtes”.
Ainda no primeiro dia do evento, foi assinado um termo de cooperação técnica entre a Abase e a CAR, com o objetivo de desenvolver ações de incentivo e promoção da agricultura familiar junto aos supermercadistas baianos.
A Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) apoia o evento promovendo o estado como destino de negócios. “A gestão estadual trabalha atraindo eventos como esse, porque eles movimentam os nossos equipamentos turísticos. Na semana passada, esse trabalho foi reconhecido nacionalmente, quando a Bahia ganhou o título de melhor destino de eventos do Brasil”, destacou o secretário Maurício Bacelar.
Inovação e oportunidades no varejo
A SuperBahia 2025 se destaca também pela programação voltada à inovação. Este ano, o tema central é “Varejo Inteligente: Conectando Tecnologia e Consumo”, com mais de 20 palestras sobre inteligência artificial, big data e Internet das Coisas (IoT) aplicadas ao setor supermercadista.
Outro diferencial é a Caravana #PartiuSuperBahia, que chega à sua terceira edição, trazendo cerca de 500 supermercadistas de 24 municípios baianos, incluindo Feira de Santana, Vitória da Conquista, Barreiras, Itabuna, Jequié, Teixeira de Freitas e Luís Eduardo Magalhães.
Para a presidente da Abase, Amanda Vasconcelos, primeira mulher a liderar a entidade em seus 50 anos, a feira é um divisor de águas: “A SuperBahia é o ambiente ideal para conectar empresas, inovar e transformar o setor. É um setor que emprega muitas pessoas, que representa 9% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Temos uma responsabilidade muito grande com o nosso estado”.
Compromisso social e incentivo fiscal
O evento também mantém sua responsabilidade social ao abrir espaço para o Programa Bahia Sem Fome, com estande de arrecadação de alimentos na entrada. A Abase é novamente parceira da ação e se compromete a dobrar todas as doações realizadas durante os três dias de evento.
“Vamos receber da Abase uma doação de 10 toneladas de alimentos, o dobro do que foi arrecadado no ano passado. É uma expectativa alta porque estamos agora numa fase de retroalimentar os esforços para potencializar a arrecadação, especialmente nos centros urbanos de Salvador e Feira de Santana”, explicou o coordenador Tiago Pereira.
Outro avanço importante anunciado durante a SuperBahia é a redução do ICMS sobre pescados de 20,5% para 12%, medida válida até 2026, resultado direto do diálogo entre o setor supermercadista e o Governo da Bahia, com o objetivo de tornar os preços mais competitivos e ampliar as margens de lucro dos comerciantes.
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