Sul da Bahia recebe Clínicas do Paradesporto com foco na inclusão
Após a passagem pelo litoral sul, as próximas etapas das Clínicas do Paradesporto estão previstas para Remanso, Seabra e Camaçari

A cidade de Porto Seguro, no sul da Bahia, recebe neste final de semana, dias 03 e 04 de outubro, a sexta etapa das Clínicas do Paradesporto 2025. O projeto, promovido pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), visa democratizar o conhecimento e promover a inclusão social de Pessoas com Deficiência (PCD) por meio do esporte.
O evento é destinado à capacitação de profissionais e estudantes de Educação Física, agentes esportivos e a população geral de Porto Seguro e região interessada em atuar com o paradesporto. A programação inclui atividades teóricas e práticas em quatro modalidades: bocha paralímpica, futebol de cegos, goalball e paratletismo.
Programação e Palestrantes
As atividades ocorrerão na quadra de esporte da Praça da Família. A solenidade de abertura está marcada para a noite de sexta-feira (03), às 19h. No sábado (04), o ciclo de aulas teóricas começa pela manhã, a partir das 8h, e as práticas no período da tarde, às 14h.
Esta etapa conta com a parceria da Associação Baiana de Desporto Adaptado (ABDA) e terá a participação de palestrantes experientes na área. Entre eles estão Júlio César Oliveira, coordenador da Associação Paradesportiva do Interior da Bahia (APIB) em Jequié, e Tâmara Gabriella Cardoso e Nathália Palma, ambas professoras e supervisoras do Centro de Referência Paralímpico (CRP/Uesc) da Universidade Estadual de Santa Cruz. Eles compartilharão seus conhecimentos sobre o ensino e a vivência do paradesporto.
Objetivo é Expandir o Paradesporto na Bahia
O projeto Clínicas do Paradesporto 2025 é uma iniciativa do Núcleo do Paradesporto da Sudesb, autarquia ligada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Seu principal objetivo é fornecer subsídios para que mais pessoas e comunidades possam incluir a Pessoa com Deficiência na prática esportiva, utilizando o esporte como ferramenta de transformação.
Ao longo de nove edições programadas para este ano, o projeto contempla seminários teóricos e apresentações práticas sobre diversas modalidades, além de palestras que destacam a vivência de atletas baianos do paradesporto. Outras modalidades já abordadas no ciclo de eventos incluem vôlei sentado e atletismo paralímpico.
Calendário de Expansão
Iniciado em maio, o calendário de 2025 das Clínicas do Paradesporto se estende até dezembro. Porto Seguro será a sexta cidade a sediar o evento. A iniciativa já passou por municípios como Irecê, Itabuna, Juazeiro, Paulo Afonso e Vitória da Conquista, levando a capacitação para diversas regiões do estado.
Após a passagem pelo litoral sul, as próximas etapas das Clínicas do Paradesporto estão previstas para Remanso, Seabra e Camaçari, reforçando o compromisso da Sudesb em disseminar o conhecimento e incentivar a prática do esporte adaptado em toda a Bahia.
Comentários: