STF retoma julgamento de terras indígenas na próxima segunda

Ministros retomam julgamento em sessão virtual, enquanto Senado aprova PEC que reforça marco temporal

Brasil Notícias
STF retoma julgamento de terras indígenas na próxima segunda
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) vai retomar na próxima segunda-feira (15) o julgamento sobre o marco temporal para terras indígenas. A análise ocorrerá em sessão virtual, prevista para começar às 11h, com votação eletrônica aberta até quinta-feira (18), às 23h59.

A decisão de marcar a sessão foi tomada pelo presidente da Corte, Edson Fachin, após pedido do relator do caso, Gilmar Mendes.

Na última quinta-feira (11), os ministros concluíram a fase presencial de sustentação das partes envolvidas nos quatro processos que tratam do tema. Inicialmente, a votação presencial dos magistrados estava prevista apenas para 2026. Com o recesso do STF a partir de 20 de dezembro, o julgamento virtual passa a ser decisivo.

O marco temporal para demarcação de terras indígenas voltou ao debate dois anos após o Supremo declarar a regra inconstitucional. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também havia vetado parte da Lei 14.701/2023, que validava a regra, mas o Congresso derrubou o veto.

Segundo o entendimento do marco temporal, os povos indígenas só têm direito às terras que estavam em sua posse em 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição, ou que estavam em disputa judicial nessa época.

Após a derrubada do veto presidencial, partidos como PL, PP e Republicanos entraram com ações no STF para manter a validade da lei que reconhece a tese. Por outro lado, entidades indígenas e partidos governistas recorreram ao Supremo questionando novamente a constitucionalidade do marco temporal.

Paralelamente, o Senado aprovou nesta semana a PEC 48/23, que insere oficialmente o marco temporal na Constituição, aumentando a pressão sobre o STF para definir o tema antes do recesso.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.