Sistema de reconhecimento facial localiza oito foragidos

Com redução significativa nos índices de furtos e roubos, o primeiro dia do Carnaval de Salvador também foi marcado pela atuação eficaz das forças de segurança e pela apreensão de 301 itens proibidos.

Carnaval
Sistema de reconhecimento facial localiza oito foragidos
Marcia Santana/ Ascom SSP

O primeiro dia oficial do Carnaval de Salvador 2025, encerrado na madrugada desta sexta-feira (28), foi marcado por uma atuação destacada da Secretaria da Segurança Pública (SSP), com o uso do Sistema de Reconhecimento Facial. A tecnologia localizou oito foragidos da Justiça, que foram capturados nos circuitos Dodô (Barra/Ondina) e Osmar (Campo Grande), durante passagens pelos Portais de Abordagem. Os foragidos, procurados por mandados de prisão por roubo e tráfico de entorpecentes, foram detidos pelas guarnições de campo, com o apoio das equipes do Centro Integrado de Informações (CICOM).

Além das prisões, a Segurança Pública celebrou uma significativa redução nos índices de criminalidade. Não houve registros de crime grave contra a vida (como homicídios, latrocínios ou lesões dolosas seguidas de morte) no primeiro dia da folia. As lesões corporais apresentaram uma queda de 41,7%, enquanto os furtos diminuíram 64%, de 151 para 57 ocorrências. Os roubos também registraram uma redução de 40%, com 12 casos este ano, contra 20 em 2024.

O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, destacou a importância da integração entre as forças de segurança, o uso da tecnologia e o empenho das equipes para garantir um carnaval mais seguro. “Estamos atuando de forma integrada, com ampliação do uso da tecnologia e total dedicação dos nossos policiais e bombeiros. Levando em consideração as festas de Pré-Carnaval, destaco a ausência de crime grave contra a vida e 12 foragidos da Justiça capturados”, afirmou Werner.

Durante a primeira noite, a fiscalização também foi rigorosa em relação aos itens proibidos nos circuitos. 301 itens foram apreendidos nos Portais de Abordagem, incluindo facas, garfos, espelhos, chaves de fenda, garrafas de vidro, entre outros objetos que representam riscos à segurança dos foliões.

A noite foi tranquila em termos de segurança, e a presença da polícia, somada às ferramentas tecnológicas e ao trabalho de abordagem, garantiu a continuidade da festa sem grandes ocorrências.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.