“Sigo esse legado com coragem”, afirma Isabela Sousa sobre Prêmio Maria Felipa
Vereadora foi homenageada pela Câmara Municipal com honraria que leva o nome de uma das heroínas da Independência do Brasil na Bahia

A vereadora Isabela Sousa (Cidadania) foi agraciada pela Câmara Municipal de Salvador com o Prêmio Maria Felipa 2025 e destacou a importância de representar o legado de uma das heroínas da Independência do Brasil na Bahia. A cerimônia, fruto de iniciativa da vereadora Ireuda Silva (Republicanos), ocorreu na noite de sexta-feira.
“Receber o Prêmio Maria Felipa foi uma honra imensa. Uma mulher periférica e guerreira, que liderou na linha de frente pela Independência da Bahia. Hoje, sigo esse legado com coragem, na política e na luta por toda Salvador”, afirmou Isabela.
Marcada por emoção e reconhecimento às trajetórias de resistência feminina, a cerimônia destacou personalidades que atuam na valorização da identidade, da resistência e da luta das mulheres em seus territórios.
Isabela Sousa, vereadora pelo Cidadania e presidente estadual do partido na Bahia, foi uma das agraciadas. Nascida, criada e ainda moradora da comunidade de Campinas de Pirajá, ela construiu uma trajetória de engajamento com as periferias de Salvador, pautando seu mandato na defesa das mulheres, da juventude e dos territórios historicamente negligenciados pelo poder público.
Além da atuação legislativa, Isabela é fundadora do Centro Cultural que leva seu nome e que já impactou positivamente mais de três mil famílias, por meio de ações nas áreas de educação, saúde, cultura, esporte e lazer.
Sua presença na Câmara tem sido marcada pelo incentivo ao protagonismo feminino, à participação política da juventude e pela defesa de políticas públicas que enfrentam as desigualdades sociais e raciais.
O Prêmio Maria Felipa reconhece, assim, não apenas o percurso de Isabela, mas também o símbolo que ela representa: o de uma mulher periférica e atuante, que segue abrindo caminhos para outras mulheres em Salvador.
Comentários: