Sheila vence disputa em Vitória da Conquista, mas reeleição fica sub judice; entenda

Sheila vence disputa em Vitória da Conquista, mas reeleição fica sub judice; entenda
Foto: Reprodução / Redes Sociais

A prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos (União Brasil), venceu a disputa eleitoral deste domingo (6). Com 100% das urnas apuradas, a gestora municipal alcançou 58,83% dos votos válidos, o suficiente para ser reeleita ainda no primeiro turno.

Em segundo lugar, ficou o deputado federal Waldenor Pereira (PT), com 26,74% dos votos válidos, seguido pela vereadora Lúcia Rocha (MDB), que obteve 11,14% da preferência dos conquistenses.

Apesar do resultado, a vitória de Sheila não está garantida. Isso porque o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) decidiu, no dia 23 de agosto, que a atual prefeita não poderia ser reeleita, sob risco de incorrer em um terceiro mandato familiar consecutivo, o que seria vedado pela Constituição brasileira.

Um recurso ainda deverá ser analisado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para uma decisão definitiva sobre o caso. Se os magistrados decidirem manter a decisão do TRE-BA, uma nova eleição deverá ser convocada, sem a participação de Sheila. Mas, se a candidatura for considerada constitucional pelos ministros do TSE, a atual prefeita terá sua reeleição confirmada.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.