Setembro terá extremos de calor e chuva no Brasil, aponta previsão do tempo
A forte onda de calor deve se concentrar em estados como Mato Grosso e Goiás, elevando o risco de queimadas no Cerrado

O mês de setembro, que marca o início da primavera meteorológica, será de extremos climáticos no Brasil. A previsão aponta para um calor intenso e frequente, com temperaturas que podem passar dos 40ºC, especialmente no Centro-Oeste. Ao mesmo tempo, o Sul do país deve enfrentar um cenário de chuvas volumosas e temporais.
A forte onda de calor deve se concentrar em estados como Mato Grosso e Goiás, elevando o risco de queimadas no Cerrado, que historicamente já tem em setembro o seu maior índice de focos de incêndio. No Centro-Oeste e Sudeste, a segunda quinzena do mês deve trazer os primeiros sinais de retorno das chuvas, em especial em Brasília, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Já o interior de São Paulo e o Triângulo Mineiro devem continuar mais secos.
No Sul do país, a previsão é de chuva muito acima da média, principalmente no Rio Grande do Sul. A combinação de massas de ar frio e quente aumenta o risco de temporais, vendavais e até mesmo ciclones extratropicais. A MetSul Meteorologia prevê que setembro de 2025 será mais quente que a média histórica em grande parte do Centro-Sul do Brasil.
Comentários: