Segundo turno em Camaçari: TRE-BA finaliza sorteio das urnas eletrônicas que passarão por auditoria no domingo de eleições
Equipamentos em posse das 170ª e 171ª zonas eleitorais, em Camaçari, serão trazidos para Salvador ainda neste sábado (26/10); 08 urnas foram sorteadas ou escolhidas para o procedimento
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) concluiu, na manhã deste sábado (26/10), o sorteio das urnas que serão submetidas à Auditoria de Votação Eletrônica (Teste de Integridade e Teste de Autenticidade) no segundo turno das Eleições Municipais 2024. Durante a cerimônia foram sorteados 07 equipamentos e um oitavo foi escolhido pela Comissão de Auditoria de Votação, conforme autoriza a Resolução TSE Nº 23.673/2021. Nenhuma entidade fiscalizadora manifestou interesse na indicação de urnas para auditagem.
Assista aqui a transmissão completa do sorteio
A cerimônia foi realizada na Sala de Sessões do TRE-BA e conduzida pelo presidente da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica, juiz Ricardo Augusto Schmitt. Estiveram presentes também o Presidente do TRE-BA, desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto, membros da Corte do Regional baiano, além do Ministério Público e Ordem dos Advogados do Brasil.
Urnas sorteadas para o Teste de Integridade
A legislação prevê a possibilidade de escolha ou sorteio das urnas eletrônicas para o teste de integridade. Neste caso, um equipamento pertencente à seção 226, da 170ª zona eleitoral, em Camaçari, foi escolhido pela Comissão de Auditoria Eletrônica do TRE-BA para o teste, com a utilização de identificação biométrica dos votantes. Outros 07 foram sorteados.
No domingo de eleições essas mesmas urnas escolhidas ou sorteadas passarão por uma votação simultânea à oficial, com a utilização dos números dos candidatos que concorrem ao segundo turno do pleito municipal em Camaçari, entre 8h e 17h. A cerimônia acontecerá na Sala do Mezanino 1, Edifício Anexo II, do TRE-BA, em Salvador. Após o fim da votação, um boletim de urna é impresso para comprovar a regular captação dos votos e confirmar a lisura do processo eleitoral.
Urnas sorteadas para o Teste de Autenticidade
Outras 02 urnas eletrônicas também foram sorteadas para o teste de autenticidade. Neste teste, o juiz eleitoral, juntamente com entidades fiscalizadoras interessadas, vai até a seção eleitoral selecionada no sorteio, faz a verificação dos sistemas eleitorais utilizados na urna e atesta o pleno funcionamento do equipamento, antes da emissão da zerésima, na manhã deste domingo (27/10).
Auditoria Externa
Os trabalhos da Auditoria de Votação Eletrônica são acompanhados pela Maciel Auditores Independentes, empresa contratada pelo Tribunal Superior Eleitoral para realizar a auditoria externa do procedimento em âmbito estadual.
Entre as atribuições da contratada estão examinar a formação da Comissão de Votação Eletrônica, o sorteio das seções, a recepção das urnas sorteadas, os lacres das urnas sorteadas, as urnas de lona, a emissão das zerésimas das urnas eletrônicas sorteadas, a votação e ata de encerramento da votação.
Ao final da cerimônia a empresa deve emitir um relatório identificando os procedimentos e situações avaliadas e atestar a transparência e a confiabilidade da votação eletrônica.
Transporte para Salvador
As urnas eletrônicas em posse dos Cartórios Eleitorais da 170ª e 171ª zonas serão trazidas para Salvador ainda neste sábado (26/10) por via terrestre, em veículos que estão a serviço da Justiça Eleitoral na sede dos Cartórios eleitorais sorteados.
Por: TRE-BA
Comentários: