Segundo estado mais violento, Bahia reduz número de homicídios em 2024

Bahia Notícias
Segundo estado mais violento, Bahia reduz número de homicídios em 2024
Foto: Haeckel Dias / Ascom PC

A Bahia apareceu, em dados publicados pelo Anuário Cidades Mais Seguras, como o segundo estado com a maior taxa de homicídios do país durante o ano de 2023, com 47,8 mortes violentas a cada 100 mil habitantes, ficando atrás apenas do Amapá, que atingiu o índice de 67,9 assassinatos por 100 mil pessoas.

Apesar disso, os números de mortes violentas vem reduzindo na Bahia. De acordo com dados oficiais da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), o segundo quadrimestre de 2024 (de maio a agosto) apresentou os menores índices de mortes violentas na Bahia de toda a série histórica das estatísticas, iniciada em 2012.

Comparando os dados que são consolidados mensalmente, o estado apresenta reduções expressivas e chegou ao menor patamar de cada um dos meses em mais de uma década. Em relação ao mesmo período de 2023 (janeiro a agosto), a diminuição de mortes violentas no estado é de 15,6%.

As reduções nas estatísticas em 2024 não se restringem às mortes violentas. Os roubos a ônibus diminuíram 34% na comparação com os oito primeiros meses de 2023. No mesmo período, a redução de roubos de veículos no estado foi de 16%. Os ataques a bancos têm a maior redução do período, com queda de 75%.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.