Segunda parcela do 13º deve ser paga nesta semana

Mais de 95 milhões de brasileiros receberão a segunda parcela do 13º salário até sexta-feira, injetando bilhões na economia

Brasil Notícias
Segunda parcela do 13º deve ser paga nesta semana
Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

A segunda parcela do décimo terceiro salário 2025 será depositada a 95,3 milhões de brasileiros até a próxima sexta-feira (19). A primeira parcela foi paga até 28 de novembro, conforme a legislação vigente.

Considerado um dos principais benefícios trabalhistas do país, o salário extra movimentará R$ 369,4 bilhões na economia neste ano, de acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Em média, cada trabalhador com carteira assinada receberá R$ 3.512, somando as duas parcelas.

Essas datas valem apenas para trabalhadores ativos. Nos últimos anos, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) receberam o décimo terceiro de forma antecipada. A primeira parcela é paga entre abril e maio, e a segunda, entre maio e junho.

Quem tem direito

De acordo com a Lei 4.090/1962, têm direito ao décimo terceiro salário:

  • Aposentados e pensionistas;
  • Trabalhadores com carteira assinada por pelo menos 15 dias;
  • Trabalhadores em licença-maternidade ou afastados por doença ou acidente.

Em casos de demissão sem justa causa, o 13º salário proporcional deve ser pago junto à rescisão. Porém, o benefício é perdido se houver demissão por justa causa.

Como é calculado o 13º proporcional

O décimo terceiro é pago integralmente apenas a quem trabalha há pelo menos um ano na mesma empresa. Para períodos menores, o pagamento é proporcional: cada mês com pelo menos 15 dias de trabalho conta como 1/12 do salário de dezembro.

Faltas não justificadas podem reduzir o valor: se o empregado se ausentar mais de 15 dias em um mês, o período será descontado do cálculo do décimo terceiro.

Tributação do décimo terceiro

O trabalhador deve observar os descontos: sobre a segunda parcela incidem Imposto de Renda, INSS e, para o empregador, FGTS. A primeira parcela é isenta de tributos. Essas informações constam na declaração anual do Imposto de Renda Pessoa Física.

Com essas datas e regras, brasileiros podem se planejar financeiramente e aproveitar melhor o décimo terceiro salário 2025.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.