Sedur fala sobre revisão do PDDU de Salvador: “Sem pressa”
Sosthenes Macêdo diz que debate sobre plano que norteia a cidade será debatido com “cautela”

O secretário de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Sosthenes Macêdo, afirmou nesta segunda-feira, 26, que o cronograma de debates sobre o plano de desenvolvimento urbano (PDDU) será conduzido com cautela.
A declaração foi feita durante a entrega do novo viaduto José Linhares, na região do Iguatemi, marco importante para a mobilidade urbana da cidade.
“Essa é a discussão para o ano. Nada vai ser realizado de forma açodada, sem um aprofundamento. Sempre baseado em muitos estudos e na ciência”, disse.
Segundo o titular da Sedur, a pasta está empenhada em um processo de amadurecimento interno antes de levar as discussões ao público amplo e ao Legislativo.
O legado da Defesa Civil
Sosthenes Macêdo traçou um paralelo entre o novo desafio na Sedur e sua gestão anterior na Defesa Civil de Salvador (Codesal).
“A gente terá a mesma atuação, o mesmo pensamento de fazer baseado em dados que possamos ver a nossa cidade crescer. Salvador cresceu muito na perspectiva da Defesa Civil, você não ouve mais falar em perdas de vidas, o que no passado era uma regra histórica”.
O secretário pontuou que a metodologia de trabalho que eliminou a “regra histórica” de perda de vidas durante as chuvas será replicada no planejamento urbano:
- Uso de indicadores técnicos: Decisões pautadas em dados concretos.
- Prevenção e segurança: Foco no bem-estar social e na infraestrutura resiliente.
- Participação técnica: Diálogo constante com as diretorias e especialistas da prefeitura.
Câmara de Vereadores e o PDDU
Embora a Sedur atue na elaboração técnica e no subsídio de informações, o debate político e social terá como palco principal a Câmara Municipal de Salvador (CMS).
O secretário garantiu que a gestão municipal dará todo o suporte necessário aos vereadores para que a sociedade civil seja ouvida durante o processo.



Comentários: