Secretário reafirma: Jerônimo Rodrigues será candidato à reeleição em 2026
Felipe Freitas nega rumores sobre candidatura de Rui Costa e diz que Jerônimo é o nome natural da base aliada para o governo da Bahia

O secretário de Justiça e Direitos Humanos da Bahia, Felipe Freitas, negou nesta terça-feira (20) os rumores de que o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, esteja sendo articulado como candidato ao Governo do Estado nas eleições de 2026. De acordo com o secretário, o atual governador Jerônimo Rodrigues é o candidato natural da base aliada e já é amplamente reconhecido como pré-candidato à reeleição.
“O clima dos partidos da base, o sentimento do povo nas agendas no interior e dos prefeitos do nosso estado é que o governador Jerônimo é candidatíssimo à reeleição em 2026. Isso desespera a oposição”, destacou Felipe, que acompanha Jerônimo em diversas agendas pelo interior e pela capital baiana.
O posicionamento surge como resposta às especulações não confirmadas sobre uma possível substituição de Jerônimo por Rui Costa na corrida eleitoral de 2026. Para Felipe, tais boatos não têm fundamento e ignoram a boa avaliação da gestão atual junto à população e aos aliados políticos.
Rui Costa fora da disputa
Felipe também afirmou que Rui Costa, ex-governador da Bahia e atual ministro-chefe da Casa Civil, está completamente dedicado às funções no governo do presidente Lula, coordenando ações estratégicas do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
“O ministro Rui Costa está muito ocupado com o assessoramento ao presidente Lula e a coordenação das obras do PAC. Certamente, não tem tempo para essas especulações sobre a formação da chapa na Bahia”, declarou.
Segundo o secretário, Rui tem plena confiança no trabalho de Jerônimo e não tem planos de retornar ao cargo que ocupou entre 2015 e 2022.
“Ele foi um governador muito bem avaliado e, até onde sei, está muito feliz com a gestão do governador Jerônimo Rodrigues. Não acho que cogite voltar ao cargo. Ele está mirando outros desafios em sua trajetória política”, completou Felipe.
Comentários: