SEC promove 5° Encontro de Gestores e Coordenadores Pedagógicos da Educação Quilombola

Bahia Notícias
SEC promove 5° Encontro de Gestores e Coordenadores Pedagógicos da Educação Quilombola
Foto: Amanda Chung

O 5° Encontro de Gestores e Coordenadores Pedagógicos da Educação Escolar Quilombola reuniu, esta semana, no Hotel Fiesta, em Salvador, representantes de unidades escolares de diferentes regiões do Estado. O evento, promovido pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), teve início na quarta-feira (28) e prosseguiu nesta quinta-feira (29), com o objetivo de contribuir para a implementação das diretrizes curriculares nacionais e estaduais da escola quilombola.

Na manhã desta quinta, a secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito, participou das atividades do encontro e destacou as ações do Governo do Estado para fortalecer e ampliar a rede de ensino voltada aos povos tradicionais, especialmente o quilombola.

“Temos avançado com a criação, por exemplo, de uma coordenação na SEC dedicada à Educação Quilombola, mas precisamos tratar de novos desafios. Um deles é pensar em um concurso específico para professores e coordenadores pedagógicos para essas escolas. É importante sempre destacar que a educação dos povos tradicionais é uma pauta prioritária, como o governador Jerônimo Rodrigues faz questão de frisar. Mas esse processo só vai caminhar com a participação de vocês”, disse a secretária em sua fala aos gestores.

Durante o encontro, a secretária anunciou obras de reforma, ampliação e melhoria em diversas unidades escolares situadas em comunidades quilombolas. Outra novidade é a aquisição de 20 mil volumes do livro Salvar o Fogo, do escritor Itamar Vieira Junior, que farão parte do acervo das escolas das comunidades tradicionais (quilombolas, indígenas e do campo).

Por sua vez, a diretora da Educação dos Povos e Comunidades Tradicionais da SEC, Poliana Reis, deu ênfase a novos projetos.

“Recentemente, o governador Jerônimo Rodrigues anunciou a construção de uma escola na comunidade de Matinha dos Pretos, em Feira de Santana. Até o final do ano, novos colégios quilombolas e indígenas vão ser anunciados”, informou a diretora.

Ao longo dos dois dias do encontro, foram apresentadas experiências de diferentes unidades escolares no desenvolvimento de projetos para tratar de temas que dialogam diretamente com as comunidades quilombolas, como a criação de clubes de leitura; feiras de produtos da cultura local; e fomento a grupos de manifestações artísticas tradicionais.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.