São Tomé de Paripe recebe terceira etapa do Campeonato Baiano de Águas Abertas
Com mais de 180 nadadores de 23 clubes, competição celebra talento, diversidade e união de gerações no esporte aquático baiano

A movimentada praia de São Tomé de Paripe, localizada no Subúrbio Ferroviário de Salvador, será palco da terceira etapa do Campeonato Baiano de Águas Abertas neste sábado, dia 26. A competição vai reunir 180 nadadores de 23 clubes baianos, com provas que variam entre 200 metros e 3 quilômetros.
As baterias têm início marcado para o meio-dia. A principal disputa do evento, com percurso de 3 km, contará com largadas às 14h50 para a categoria masculina e às 15h para a feminina, incluindo também os atletas da categoria master. O evento contempla ainda provas menores, destinadas a iniciantes e jovens da categoria Petiz, com distâncias de 200 m, 400 m e 800 m.
O campeonato destaca não só o alto nível técnico, mas também a representatividade de seus atletas. Entre os competidores, o veterano José Antonio Firmo do Carmo, de 64 anos, da Associação Atlética da Bahia, é presença constante nas etapas e um exemplo de longevidade no esporte. Outro destaque é o Costa Verde Tênis Clube, que marca presença com a maior delegação do evento — 21 nadadores de diversas faixas etárias.
Para Marco Antônio Lemos, presidente da Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA), a competição é um reflexo do protagonismo da Bahia na modalidade. “O CBAA reforça o lugar da Bahia como um dos polos mais ativos da natação em águas abertas no país. E, além disso, é bonito ver como esse campeonato consegue unir gerações. Isso é o que dá sentido ao que a gente faz”, afirma.
A etapa em São Tomé sucede a realizada em março em Morro de São Paulo, que estreou este ano no circuito. Ao longo do ano, outras etapas estão previstas, encerrando com a icônica Travessia Itaparica-Salvador.
O evento tem apoio da Prefeitura de Salvador, através da Saltur, e da Embasa. A realização é da Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA), com patrocínio das empresas Intermarítima e Speedo.
Comentários: