Salvador registra queda histórica nos roubos de veículos no 1º semestre de 2025
Blitze, tecnologia e inteligência policial reduzem crimes e levam capital baiana ao menor índice em 30 meses

O combate ao crime organizado e o reforço nas operações de segurança começam a apresentar resultados expressivos em Salvador. No primeiro semestre de 2025, os roubos de veículos na capital baiana caíram 17,3%, em comparação ao mesmo período do ano passado, segundo dados da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).
Entre janeiro e junho deste ano, foram registradas 2.020 ocorrências, contra 2.443 no mesmo período de 2024, o que representa 423 casos a menos. O destaque vai para o mês de junho, com apenas 289 roubos de veículos, o menor número dos últimos 30 meses.
Segundo o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, o resultado é fruto de um trabalho articulado entre as polícias Militar e Civil, com blitze preventivas, ações de inteligência contra desmanches ilegais e o uso de tecnologia na identificação e recuperação de veículos.
“Parabéns aos policiais militares e civis pela redução dos índices e pela proteção da sociedade baiana. Só nesta última semana, em duas operações distintas, veículos roubados foram recuperados e grupos criminosos desarticulados. O enfrentamento à criminalidade seguirá de forma incansável”, destacou Werner.
Além da repressão qualificada aos grupos especializados, as forças de segurança reforçam a presença em pontos estratégicos da cidade e ampliam o uso de tecnologias, como câmeras de videomonitoramento, leitores de placas e o cruzamento de dados em tempo real, para acelerar a identificação de veículos roubados e suspeitos.
A expectativa da SSP-BA é manter a tendência de queda no segundo semestre, com a ampliação de operações integradas e o fortalecimento das investigações sobre o tráfico de peças e desmanches clandestinos, considerados elos importantes na cadeia criminosa de roubo de veículos.
Comentários: