Salvador reforça acolhimento aos turistas e intensifica ações do GAT durante o verão

Guarda Civil Municipal reforça presença em pontos turísticos para garantir segurança e orientação aos visitantes

Salvador
Salvador reforça acolhimento aos turistas e intensifica ações do GAT durante o verão
Fotos: Jefferson Peixoto / Secom PMS

Quem escolhe Salvador como destino neste verão conta com o suporte do Grupo de Apoio ao Turista (GAT), unidade da Guarda Civil Municipal (GCM) que há 13 anos atua no acolhimento, orientação e segurança dos visitantes. Com a alta estação, o grupamento intensificou suas ações em pontos turísticos estratégicos da capital baiana.

De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Salvador deve receber cerca de 3,6 milhões de visitantes ao longo do verão. Para atender essa demanda, os 118 agentes do GAT ampliaram a presença em locais como Pelourinho, Barra, Bonfim, Centro Histórico, Monte Serrat e nos principais ascensores da cidade, incluindo o Elevador Lacerda, o Plano Inclinado e o Elevador do Taboão.

Segundo o supervisor do grupamento, Tiago Machado, a operação especial começou ainda em dezembro. “O movimento aumentou com a chegada dos cruzeiros e com o Natal Salvador. Desde então, intensificamos nosso trabalho em todo o corredor turístico, oferecendo apoio, informação e segurança aos visitantes”, explicou.

A atuação do GAT se estende do Porto de Salvador até o Centro Histórico, abrangendo regiões como Santo Antônio Além do Carmo, Terreiro de Jesus e áreas adjacentes. Além do patrulhamento a pé, os agentes contam com três viaturas, duas motocicletas e apoio de outras unidades da GCM.

A turista mineira Luciana Maciel, que visita Salvador pela primeira vez com a família, elogiou o serviço. “A gente se sente mais segura quando encontra agentes para orientar. É um acolhimento muito importante para quem não conhece a cidade”, afirmou.

Outro visitante, Jailton Oliveira, do interior da Bahia, destacou a tranquilidade proporcionada pela presença dos agentes. “Mesmo sendo baiano, é reconfortante ver guardas espalhados para ajudar quem ainda está conhecendo Salvador”, relatou.

Além da presença física, o GAT conta com o apoio do sistema de videomonitoramento integrado ao Centro de Inteligência da Guarda Civil Municipal, no Retiro, garantindo mais segurança nas áreas de maior circulação.

Os agentes passam por formação específica sobre o patrimônio histórico da cidade, cursos de reciclagem e aulas de inglês, o que contribui para um atendimento mais qualificado aos turistas nacionais e estrangeiros.

Com essa estrutura, o GAT reforça o compromisso da Prefeitura de Salvador em oferecer um verão mais seguro, organizado e acolhedor para moradores e visitantes.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.