Salvador recebe projeto “É Du… Cordel! – Mestres e Mestras da Palavra”
Iniciativa celebra a literatura de cordel com oficinas, recitais e bate-papos em bibliotecas públicas

De 10 a 19 de setembro, as Bibliotecas Públicas Estaduais da Bahia recebem o projeto “É Du… Cordel! – Mestres e Mestras da Palavra”, iniciativa voltada para a valorização da literatura de cordel e da tradição oral nordestina. A programação inclui bate-papos musicados, oficinas e recitais, reunindo artistas e educadores em uma celebração da cultura popular.
Um dos principais objetivos do projeto é estimular a produção literária entre os estudantes participantes. Durante as oficinas, eles terão a oportunidade de escrever seus próprios textos, que serão reunidos e publicados em um livro coletivo, fortalecendo o vínculo entre juventude, literatura e identidade cultural.
Para o curador do projeto, o poeta e cantador Maviael Melo, o “É Du… Cordel!” tem um papel fundamental na formação dos participantes:
“A impressão de que através da arte a gente pode tocar e provocar percepções dos alunos e alunas, abrindo um movimento de formação de pensamentos, de pertencimento, pois durante o processo das oficinas são trabalhados temas das diversas realidades. Ainda mais quando, a partir desses movimentos, os pensamentos viram versos que se tornarão livros e histórias ditas pelos olhares dos participantes. Em cada cidade que a gente passa, uma própria identidade se apresenta pela realidade local. Assim o Edu Cordel tem se mostrado, nesses últimos anos, um instrumento de construção literária e poética como uma ferramenta pedagógica e de formação cidadã.”
O “É Du… Cordel!” tem uma trajetória reconhecida, com passagens por mais de 20 municípios da Bahia e de Pernambuco. O projeto já foi contemplado em diferentes editais, como os do Ministério da Cultura, Lei Aldir Blanc e Lei Paulo Gustavo, consolidando-se como uma importante ação de difusão da arte popular.
Nesta edição, a programação também se conecta à recente inauguração da Sala Mestres e Mestras da Palavra, espaço criado na Fundação Pedro Calmon, na Biblioteca Pública dos Barris, em Salvador, dedicado ao incentivo e preservação da literatura oral e escrita.
Serviço
O quê: “É Du… Cordel! – Mestres e Mestras da Palavra”
Quando: 10 a 19 de setembro
Onde: Bibliotecas Públicas Estaduais – Salvador (BA)
Atividades: Bate-papos musicados, oficinas e recitais
Comentários: