Salvador ganha novos módulos de segurança na orla
Fundação Mário Leal Ferreira recebe autorização para instalar 56 estruturas entre Farol da Barra e Ipitanga, garantindo segurança e preservação ambiental

A Orla Atlântica de Salvador contará com 39 módulos de observação e 17 módulos de apoio, autorizados oficialmente pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur). A medida foi publicada por meio de portaria e permitirá à Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) implantar as estruturas ao longo do trecho entre o Farol da Barra e a Praia de Ipitanga, com validade de dois anos.
Os novos módulos de observação e apoio na Orla de Salvador têm como principal objetivo melhorar a segurança dos banhistas, oferecendo suporte às equipes de guarda-vidas, além de promover a visibilidade e acessibilidade nas áreas de maior circulação.
De acordo com o documento, a FMLF deverá seguir rigorosos critérios ambientais. Qualquer obra adicional ou alteração no projeto precisa ser previamente comunicada à Sedur. Outro destaque da portaria é a exigência de preservação das características naturais da praia, como a vegetação de restinga e a integridade da faixa de areia. A intervenção deve causar o menor impacto possível ao meio ambiente.
Além disso, o projeto deverá manter condições sanitárias adequadas, conforme recomendações da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). Caso seja necessário instalar sistemas alternativos, como fossas sépticas, será obrigatório seguir normas técnicas específicas.
Comentários: