Salvador faz história! Brasileiro de BMX bate recorde de atletas e promete show
Capital Baiana Acelera: O Maior Brasileiro de BMX Chega a Salvador!

Muita velocidade e manobras nos ares à vista para a capital baiana! Salvador está pronta para fazer história ao receber, pela primeira vez, o Campeonato Brasileiro de BMX 2025. O evento acontece neste sábado, 12, e domingo, 13 de julho, na recém-inaugurada Pista Tertuliano Torres, na orla de Pituaçu. O que já chama a atenção é o número impressionante de participantes: 871 atletas de 22 estados estarão disputando as categorias Championship e Challenge, um recorde histórico para a competição nacional.
Salvador, uma das primeiras cidades do Nordeste a sediar este evento após um longo período de concentração no Sul e Sudeste, terá a maior delegação estadual presente, com 164 atletas representando a Bahia. “A Bahia, especialmente Salvador, é a casa dos eventos nacionais no país nos últimos anos. Isso é fruto do forte investimento do Governo do Estado de políticas públicas voltadas ao esporte, em diferentes modalidades”, comemora Vicente Neto, diretor-geral da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb). Ele destaca ainda o “Projeto Pedal”, iniciativa social de bicicross, que busca revelar novos talentos e dar continuidade ao legado baiano na modalidade.
Estrelas em Ação e Legado para o BMX Baiano
A realização do Campeonato Brasileiro em solo baiano é motivo de grande orgulho para o esporte local. O presidente da Federação Baiana de Ciclismo (FBC), Oscar Schmidt, celebra a retomada de eventos para a região: “O BMX baiano se consolida mais uma vez no cenário nacional. Já recebemos a Copa Brasil, a Copa Nordeste, este ano, e, agora, o Brasileiro de BMX. Além dos grandes resultados conquistados, nós também somos palco dos grandes eventos. Gostaria de agradecer ao suporte de sempre da Sudesb”.
Entre os principais atletas da competição, estarão Jaldo Caribé e a atleta olímpica de Paris 2024, Paôla Reis, ambos apoiados pelo programa Bolsa Esporte, do Governo do Estado. Paôla, com diversos títulos e grandes resultados internacionais, buscará manter sua hegemonia nacional. Jaldo, campeão baiano, brasileiro e tricampeão pan-americano e mundial na categoria Cruiser, também é um forte candidato aos títulos.
A edição deste ano já entra para a história antes mesmo da primeira largada, com um dos maiores números de inscritos já registrados, refletindo o crescimento da modalidade em todo o Brasil, desde as categorias de base até o alto rendimento.
Programação e Entrada Gratuita: Não Perca Esse Show!
Organizado pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), com apoio da FBC, da Associação de Bicicross de Salvador (ABS) e do Governo do Estado da Bahia (por meio da Sudesb), o campeonato reunirá atletas de todas as regiões do país, que disputarão títulos nas categorias Master, Cruiser, Pré-Bike, e nas provas promocionais, como MTBx e BMX PCD.
A entrada é gratuita para o público, que poderá acompanhar os treinos a partir desta quinta-feira (10). A programação oficial inclui treinos e o desfile das delegações na sexta-feira (11), a partir das 18h15, e as provas ao longo do fim de semana. No sábado (12), ocorrem as disputas das categorias Challenge, enquanto o domingo (13) será dedicado às acirradas baterias da Championship, que contempla classificatórias e finais nas categorias Elite, Sub-23 e Júnior.
Além de coroar os campeões brasileiros, o evento distribuirá premiação em dinheiro nas principais categorias e promete deixar um legado importante para o desenvolvimento do BMX na região Nordeste.
Confira a programação completa:
- Quinta-feira (10/07): Treinos oficiais por grupos e secretaria aberta para retirada de placas e credenciamento.
- Sexta-feira (11/07): Treinos oficiais, Abertura oficial e desfile das delegações (18h15) e Congresso Técnico (20h).
- Sábado (12/07): Provas das categorias Cruiser, MTBx e Pré-Bike (9h15 às 13h) e cerimônias de premiação (13h30). Treinos oficiais para as categorias Championship (14h).
- Domingo (13/07): Competições das categorias Championship (9h30 às 17h) e Cerimônia de Premiação Geral (17h15).
Comentários: