Salvador divulga resultado da distribuição eletrônica de vagas da rede municipal de ensino
O resultado da distribuição eletrônica de vagas para novos alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o ano letivo de 2025 na rede municipal de ensino de Salvador já está disponível no site da Secretaria Municipal da Educação (Smed), no endereço www.educacao.salvador.ba.gov.br. O evento aconteceu na terça-feira (7), no Centro de Formação Emília Ferreiro, localizado no Costa Azul.
O processo dá prioridade para crianças e adolescentes com deficiência, beneficiários do Bolsa Família e aqueles sob medidas protetivas ou em casas de acolhimento. De acordo com Patrícia Moura, gerente de gestão escolar, a distribuição considera a proximidade da residência ou local de trabalho informado pelos pais e responsáveis dos alunos no processo de cadastro, que ocorreu em novembro do ano passado.
Ainda segundo a gestora, quando não há vagas na unidade escolhida, o aluno é encaminhado para outra escola no mesmo bairro ou em um raio de até 1,2 mil metros. São mais de 45,7 mil vagas disponíveis para creche, EJA I e II, Ensino Fundamental I e II, além da pré-escola.
Matrícula
Após a distribuição, começa o período de matrícula, com início previsto para esta quarta-feira (8). As famílias contempladas devem comparecer à escola indicada, levando documentos como RG, CPF, comprovante de endereço, foto 3×4 e carteira de vacinação. Já os alunos que não forem contemplados entrarão em uma lista de espera. Para aqueles sem escola de referência definida, a Smed utiliza o sistema de busca ativa, que localiza vagas residuais em outras unidades escolares.
“Para essas crianças, temos um sistema de busca ativa, que identifica vagas em outras escolas dentro do raio de 1,2 mil metros da residência. Além disso, as famílias podem ligar para o 156 ou para o número da busca ativa, que é (71) 3202-3102, para saber a situação do cadastro de seus filhos e receber orientações sobre encaminhamento”, diz Patrícia.
Michelle Ferreira, gestora da Escola Municipal Bernadina Lima Lisboa, em Paripe, participou do evento de distribuição eletrônica de vagas que aconteceu no Centro de Formação de Professores Emília Ferreiro, no Costa Azul. A iniciativa foi elogiada pela gestora como um avanço em termos de clareza e equidade.
“É muito importante que os gestores estejam presentes, acompanhando de perto como funciona essa nova forma de distribuição, para que possamos transmitir isso aos pais e às famílias, contribuindo para a compreensão de todo o programa,” destacou.
Michelle ressaltou ainda que o envolvimento dos gestores escolares ajuda a esclarecer dúvidas e garantir a confiança no processo. A unidade de ensino onde ela trabalha é uma creche que atende 52 crianças e a procura por vagas na região é alta, devido à dificuldade de acesso a outras unidades escolares. “Nossa capacidade é limitada, então é ainda mais importante acompanhar de perto a distribuição para atender à demanda da comunidade da melhor forma possível”, explicou.
Antes da implementação do sistema de distribuição eletrônica, os pais precisavam comparecer diretamente às escolas para buscar a vaga. “Com o sistema eletrônico, tudo é feito de forma clara e imparcial, atendendo às especificidades, como a prioridade para pessoas com deficiência. Isso trouxe mais transparência e organização,” finalizou.
Comentários: