Salvador atrai 119 mil turistas no feriado da Consciência Negra

Salvador
Salvador atrai 119 mil turistas no feriado da Consciência Negra
Diana Carvalho / Divulgação

O feriadão do Dia Nacional da Consciência Negra transformou Salvador em um destino de alta temporada. Estima-se que cerca de 119 mil turistas estejam na capital baiana entre esta quinta-feira (20) e domingo (23), aproveitando a vasta programação cultural. A rede hoteleira da cidade já registra uma ocupação de 73% para o período, números que reforçam o sucesso da estratégia municipal focada no Novembro Salvador Capital Afro.

O prefeito Bruno Reis celebrou o impacto da iniciativa, que visa impulsionar a economia no penúltimo mês do ano. “Nós transformamos o novembro num mês de alta estação. Geralmente era em dezembro, janeiro e fevereiro, que é o período do verão. E, agora, com o Novembro Salvador Capital Afro, a gente consegue bater recordes históricos de visitantes, algo que é importantíssimo para a gente”, declarou.

A programação do Novembro Salvador Capital Afro conta com mais de 50 ações, incluindo shows, desfiles, oficinas e encontros artísticos que promovem o afroturismo, a economia criativa e o empreendedorismo negro. Um dos pontos altos será nesta quinta-feira (20), com um grande show do cantor Léo Santana na Praça Maria Felipa, no bairro do Comércio, a partir das 15h.

Impacto Econômico e Fortalecimento da Pauta Negra

Os dados do Observatório do Turismo, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), mostram que a grande maioria dos visitantes (113.648) é brasileira, com 5.592 turistas estrangeiros. A estimativa da pasta é que a circulação desses turistas gere uma receita de R$ 202,7 milhões durante o feriadão.

O prefeito destacou o duplo benefício da iniciativa: “Estamos chamando a atenção das pessoas para essa pauta tão importante e fundamental, que é o Dia da Consciência Negra, e fortalecendo a economia da cidade, com a geração de emprego, renda e oportunidades para a nossa população”.

A vice-prefeita e titular da Secult, Ana Paula Matos, reforçou que o dia 20 de novembro é um momento de afirmação da identidade afro-baiana. “Este é um mês em que reafirmamos, com orgulho, as nossas raízes, a nossa ancestralidade e a força cultural que faz de Salvador a capital mais negra fora da África. Ter Léo Santana como atração principal… simboliza essa potência, a energia do nosso povo e a afirmação da identidade afro-baiana que inspira o Brasil e o mundo”, disse Matos.

A secretária municipal de Reparação (Semur), Isaura Genoveva, frisou que o feriado deve ser um momento de reflexão sobre os desafios no enfrentamento ao racismo na atualidade. Ela lembrou que Salvador foi pioneira na criação de uma Secretaria de Reparação e do programa Salvador Capital Afro, que visa enfrentar o racismo de forma contínua.

Ivete Sacramento, assessora-chefe do Gabinete Salvador Capital Afro, explicou que o objetivo é fortalecer e valorizar a identidade negra, movimentando os territórios da cidade. “Culminamos esse ciclo no dia 20, na Praça Maria Felipa, um espaço simbólico de resistência, com um grande show aberto ao público. Mais do que uma festa, é um momento de reafirmar o compromisso de Salvador com suas raízes”, concluiu.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.