Saiba quais trechos do VLT de Salvador devem ficar prontos até 2026
Por Lula Bonfim
O projeto do VLT de Salvador, encampado pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), está dividido em três lotes: o primeiro, da Estação da Calçada à Ilha de São João; o segundo, de Paripe a Águas Claras; e o terceiro, entre Águas Claras e a orla de Piatã. Porém, eles não devem ficar prontos no mesmo momento.
Em entrevistas, Jerônimo não esconde que os trechos que compreendem o Subúrbio Ferroviário são prioridade para a gestão estadual. Tanto é que, no cronograma oficial das obras do VLT, a previsão é que o primeiro traçado, entre a Calçada e a Ilha de São João, seja completamente concluído em junho de 2027, enquanto os outros dois lotes só seriam terminados em agosto de 2028.
Todavia, o portal Sou da Bahia apurou que a instalação do canteiro de obras e o projeto executivo o VLT de Salvador se encontram adiantados, o que pode antecipar alguns prazos previstos no início, antecipando o início da operação comercial em um dos trechos do “lote 1” para 2026.
Começando pelo traçado entre a Calçada e a localidade de União, no Subúrbio. A ideia é que os trens do VLT, adquiridos por R$820 milhões junto ao Estado do Mato Grosso, cheguem no segundo semestre de 2025 e já possam circular, em período de testes, sobre os trilhos instalados no trecho.
Em setembro de 2026, ainda em fase de testes, mas com operação assistida, o espaço para circulação de trens deve aumentar, com a conclusão do trecho entre União e os túneis de Periperi.
Nos bastidores, a Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) já considera a possibilidade de, tudo dando certo nos testes, o VLT de Salvador já comece a operar comercialmente no final de 2026, podendo inclusive ser um dos carros-chefe da campanha à reeleição de Jerônimo.
Lote 2
Nesse período, alguns trechos do segundo lote do VLT, entre Paripe e Águas Claras, também já devem estar concluídos. Apesar disso, não há previsão de antecipação da operação comercial para esse trecho.
A tendência é que, a partir de abril de 2026, alguns trens circulem, em período de testes, com operação assistida, no traçado entre a Estação Águas Claras — onde haverá integração com o metrô de Salvador — e o Hospital do Subúrbio.
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