Saiba até quando vai o cadastro de ambulantes para festas populares

Salvador
Saiba até quando vai o cadastro de ambulantes para festas populares

O cadastramento dos vendedores ambulantes que querem trabalhar nas festas populares de Salvador começou nesta terça-feira (16) e segue até 16 de outubro. Mais uma vez, o processo é 100% online e não é preciso pressa: a seleção só será feita após o encerramento do prazo, com a classificação dos interessados através de um sistema de pontos, assim como ocorreu nos dois últimos anos. As vagas são para Festival Virada, Lavagem do Bonfim, Festa de Iemanjá, Lavagem de Itapuã, pré-Carnaval e Carnaval.

A inscrição deve ser feita pelo site www.sca.salvador.ba.gov.br, e quem não tiver acesso à internet pode procurar uma unidade da Prefeitura-Bairro para obter auxílio no cadastro. O prefeito Bruno Reis comentou sobre o tema na última segunda-feira (15), ao frisar que o novo sistema, adotado em 2023, foi desenvolvido pela gestão municipal para oferecer mais dignidade aos trabalhadores, pois a seleção não é mais feita por ordem de chegada e não há necessidade de formar filas.

“Nós acabamos com aqueles problemas que existiam às vésperas dos grandes eventos. Deu certo para o verão de 2024, deu certo para o verão de 2025 e dará certo para o verão de 2026. O licenciamento para todos os eventos possibilitou melhores condições para aqueles que trabalham de maneira informal, para que possam ter uma renda a mais. Os critérios são objetivos e estabelecidos no edital de credenciamento”, explicou o prefeito.

O sistema de pontuação leva em consideração aspectos sociais de cada candidato, como por exemplo: trabalhadores que residem em Salvador recebem 4 pontos no ranking; quem já trabalhou nas festas populares antes, mais 2 pontos; se tem cursos e certificados de capacitação, mais 2 pontos; se é mãe solo ou idoso, mais 1 ponto; entre outros critérios sociais e econômicos. No final, ficam com as vagas os candidatos com maior pontuação.

O diretor-geral de Serviços Públicos da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), Alysson Carvalho, reforçou que não é preciso correria, pois quem se inscrever no último dia terá o mesmo direito de quem se cadastrou no primeiro.

“Isso serve para que a gente possa garantir de maneira ampla a todos o acesso ao nosso cadastramento, e desta forma gerar uma igualdade. Ele vai ficar aberto por 31 dias. Agora, é a hora de recolher os documentos e colocar em ordem para que não fique nada de fora, e para que você possa ter uma alta pontuação e garantir a sua vaga”, explicou Alysson.

Os interessados podem se inscrever em mais de um evento. No caso do pré-Carnaval, trata-se das festas Fuzuê, Furdunço, Melhor Segunda-Feira do Mundo e Pipoco. No total, serão 9 mil vagas. A lista com os nomes dos aprovados em cada festa será publicada em 1º de dezembro.

Procura – Neste primeiro dia, já houve um grande volume de acessos ao site. Nas unidades da Prefeitura-Bairro, onde os interessados podem acessar a internet e ter auxílio no processo de cadastramento, também houve movimento.

O diretor da Prefeitura-Bairro Centro/Brotas, Alan Muniz, contou que os primeiros trabalhadores chegaram à unidade logo cedo, e lembrou que é preciso apresentar o comprovante de residência, o documento de identidade original e os certificados, para aquelas pessoas que fizeram cursos de capacitação.

“Começamos com o primeiro dia bastante cheio, foram mais de 100 senhas e vamos atender todos que estiverem na unidade. A Semop disponibilizou de seis a sete funcionários que estão atendendo nos tablets ou no próprio celular do cidadão”, contou.

A vendedora de bebidas Guilhermina Oliveira, 54 anos, trabalha há 30 anos nessa área e procurou a unidade da Prefeitura-Bairro na manhã desta terça-feira. “Vi o cadastramento pela imprensa e no grupo dos ambulantes. Fiz o recadastramento com a identidade e o comprovante de residência, foi rápido”, disse.

Já Camila Silva, 30 anos, está há três anos atuando como ambulante. “A moça fez o cadastro pelo meu celular, foi rápido. Esse sistema agilizou bastante, porque evitou fila e agonia. A gente pega a ficha, espera ser chamada e faz o cadastro. Bem tranquilo”, disse.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.