SAC inicia emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) por ordem de chegada

Postos do SAC em Salvador e interior da Bahia iniciam atendimento por ordem de chegada para emissão da nova CIN; confira prazos, horários e como garantir o seu novo RG

SAC inicia emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) por ordem de chegada
Foto: Divulgação

A partir desta segunda-feira (1º), a Carteira de Identidade Nacional (CIN) poderá ser emitida sem agendamento prévio em diversos postos da Rede SAC na Bahia. A novidade é parte de um projeto piloto que visa facilitar o acesso da população ao novo documento, que unifica os dados do cidadão com base no CPF.

Na capital baiana, os postos SAC Barra, Comércio e Pituaçu vão oferecer o serviço por ordem de chegada no período da tarde, com entrega de senhas a partir das 11h — exceto no SAC Barra, onde as senhas serão distribuídas a partir das 12h. Durante as manhãs, o atendimento continua exclusivamente mediante agendamento via site ou aplicativo.

No interior da Bahia, a CIN também poderá ser emitida sem agendamento nas unidades do SAC de Alagoinhas, Barreiras e Ilhéus, também no turno vespertino, com entrega de senhas a partir de 11h.

Já os Pontos SAC localizados em Cocos, Ipiaú, Pilão Arcado e Santo Estêvão terão atendimento por ordem de chegada durante todo o expediente. As senhas começam a ser distribuídas às 7h, com exceção de Pilão Arcado, que inicia às 8h.

O que muda com a nova CIN?

A Carteira de Identidade Nacional substitui gradualmente o antigo RG e terá validade em todo o Brasil até fevereiro de 2032. A primeira via é gratuita e utiliza o número do CPF como identificador único.

Além disso, a CIN permite incluir dados de outros documentos como:

  • CNH
  • Carteira de trabalho
  • Título de eleitor
  • Certificado militar

Também é possível inserir informações médicas importantes, como:

  • Tipo sanguíneo e fator RH
  • Deficiências físicas, intelectuais, visuais e auditivas
  • Transtorno do Espectro Autista (TEA)
  • Nome social

A CIN estará disponível em formato digital no aplicativo GOV.BR em até três dias após a emissão física e inclui QR Code para verificação de autenticidade.

Validade da nova identidade

A validade da nova CIN varia conforme a idade:

  • De 0 a 12 anos: 5 anos
  • De 12 a 60 anos: 10 anos
  • Acima de 60 anos: validade indeterminada

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.