SAC emite nova Carteira de Identidade nas escolas baianas a partir de segunda-feira (20)

o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) e o Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM) estão levando a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) para as escolas estaduais de Salvador. A ação, que começa nesta segunda-feira (20) na escola São Daniel Comboni, em Sussuarana, visa facilitar o acesso dos estudantes à nova documentação.
A parceria com a Secretaria da Educação (SEC) permitirá que mais de 600 alunos por escola possam tirar a primeira via da CIN gratuitamente. Para ser atendido, é necessário agendar previamente na escola. A expectativa é de que o projeto seja expandido para outras cidades baianas ao longo do ano.
“Essa iniciativa é um grande avanço para a cidadania dos jovens baianos”, afirma Nilza Rios, diretora operacional do SAC. “Ao levar o serviço até as escolas, estamos facilitando a vida dos estudantes e de suas famílias”.
A nova CIN, além de ser mais moderna e segura, oferece diversas vantagens para o cidadão, como a versão digital disponível no aplicativo Gov.br, a possibilidade de incluir informações como tipo sanguíneo e nome social, e a validade indeterminada para pessoas acima de 60 anos.
“A CIN é um documento unificado em todo o território nacional, que facilita o acesso dos cidadãos a diversos serviços”, explica Bruno Fróes, diretor do IIPM. “Ao incluir informações como nome social e condições de saúde, a nova carteira demonstra o compromisso do governo em promover a inclusão e a diversidade”.
Para emitir a CIN, é necessário apresentar:
- Certidão de nascimento ou de casamento (original)
- Comprovante de residência
- CPF
Comentários: