Rui Costa reage a investigação dos EUA sobre o PIX e 25 de Março: “Intromissão indevida”

Ministro da Casa Civil criticou decisão do governo americano e defendeu a soberania brasileira durante evento no Planalto

Política
Rui Costa reage a investigação dos EUA sobre o PIX e 25 de Março: “Intromissão indevida”

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, criticou nesta quarta-feira (16) a decisão do governo dos Estados Unidos de abrir investigações sobre o sistema de pagamentos PIX e o comércio realizado na tradicional Rua 25 de Março, em São Paulo.

Durante cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília, para o lançamento do projeto BR do Mar, o ministro chamou a medida americana de “intromissão absolutamente indevida”. Segundo ele, é inadmissível que uma potência mundial esteja preocupada com decisões legítimas tomadas pelo Brasil.

“Não dá para imaginar um cenário onde um presidente de uma das duas maiores potências do mundo está preocupado com a 25 de Março e com o PIX, um sistema que foi abraçado por toda a população e pelo sistema financeiro brasileiro”, declarou Rui Costa.

O ministro ainda ressaltou que o Brasil pertence aos brasileiros e que nenhuma nação estrangeira pode ditar regras sobre o funcionamento interno do país:

“A resposta do Brasil deve ser com serenidade, diálogo, firmeza e altivez. Nós é que vamos definir o que acontece aqui”, completou.

As declarações vêm após o governo americano anunciar, em relatório oficial, suspeitas de irregularidades e lavagem de dinheiro ligadas ao uso do PIX e a atividades comerciais na região da 25 de Março.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.