Rui Costa critica uso de bandeira estrangeira em ato do 7 de Setembro
Ministro da Casa Civil disse que manifestações do feriado mostraram claramente “de que lado cada um está” na defesa da soberania nacional.

O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT-BA), usou as redes sociais nesta segunda-feira (8) para comentar as manifestações realizadas em todo o país durante o feriado da Independência do Brasil, celebrado em 7 de setembro.
Em sua publicação, o ex-governador da Bahia condenou a presença de bandeiras estrangeiras em atos políticos no dia da data cívica. Para ele, esse gesto representa uma afronta à soberania nacional.
“O dia de ontem deixou claro para a população brasileira de que lado cada um de nós está! Nunca vi, na história da humanidade, políticos que, no dia da independência de um país, erguessem a bandeira de outra nação — justamente uma nação que adotou medidas para destruir empregos, empresas e a economia do Brasil”, escreveu.
Defesa da soberania
Ainda na postagem, Rui Costa ressaltou que o uso de símbolos de outros países, especialmente em um momento de celebração da independência, revela os reais interesses de parte da classe política.
Segundo ele, está cada vez mais evidente quem sempre esteve ao lado do povo brasileiro e quem, ao contrário, teria usado o patriotismo como estratégia para defender pautas particulares.
“Nunca vi nada parecido! Está evidente quem sempre esteve ao lado do povo brasileiro e quem usou — e ainda usa — a bandeira do Brasil apenas para defender interesses próprios e causas que não representam a maioria da população”, declarou.
Independência desde 1822
O ministro finalizou a publicação destacando que o feriado da Independência deve servir para reforçar o compromisso com a soberania nacional e a autodeterminação do povo brasileiro.
“Este 7 de Setembro foi um dia para, mais do que nunca, reafirmarmos a soberania do Brasil, independente desde 1822! Não vamos parar de defender nossa nação e a autodeterminação do povo brasileiro.”
Comentários: