Rui Costa cobra pacto nacional por desenvolvimento no Bahia Export
Ministro da Casa Civil defende coesão nacional, elogia o Novo PAC e destaca oportunidades em energia limpa e infraestrutura logística.

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, defendeu nesta sexta-feira (15) a construção de um projeto de Estado que una o Brasil em torno do desenvolvimento e da inclusão social. A declaração foi feita durante discurso no Bahia Export – Fórum Estadual de Logística, Infraestrutura e Transportes, realizado na sede da FIEB, em Salvador.
Segundo o ministro, o país precisa superar divisões ideológicas e interesses pessoais para alcançar uma “coesão de Nação” capaz de promover crescimento sustentável e competitivo.
“Não podemos confundir interesse nacional com interesse familiar ou ideológico. É necessário encontrar um horizonte comum, independentemente de preferências partidárias”, afirmou.
Novo PAC como eixo central
Rui Costa detalhou os investimentos realizados pelo Governo Federal nos últimos dois anos e meio, com destaque para o Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). O plano é sustentado por dois pilares:
- A transição energética, que coloca o Brasil em posição estratégica na produção de energia limpa;
- E a logística, com ampliação de ferrovias e portos para fortalecer a infraestrutura nacional.
Comércio internacional e cooperação Sul-Sul
O ministro alertou sobre o cenário de tarifas e protecionismo no comércio global e reforçou a importância de diversificar as relações econômicas.
Ele citou como exemplo o sucesso do modelo do governo Lula, que reduziu a dependência comercial dos Estados Unidos de 26% para 12% das exportações brasileiras.
“Queremos competir e cooperar com o mundo, com foco na cooperação Sul-Sul e na transferência de tecnologias”, disse.
Fórum com presença de autoridades
A segunda edição do Bahia Export reuniu nomes importantes da política e da economia, como o ministro do STF, Flávio Dino, e o secretário especial do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), Marcus Cavalcanti.
Comentários: