Rowena detalha planos para Educação na Bahia em 2026

A secretária estadual da Educação, Rowena Brito, detalhou nesta segunda-feira (9) a preparação da rede pública para o ano letivo de 2026, durante agenda no Colégio Estadual Manuel Devoto, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador. Segundo a gestora, o Estado iniciou o ano com escolas organizadas, professores em formação continuada e programas estruturantes em pleno funcionamento.
Rowena destacou que a rede estadual está pronta para ampliar os resultados educacionais, incluindo o aumento no número de estudantes com notas acima de 900 no Enem. “Nós nos preparamos muito para o ano de 2026. A rede está pronta, com professores, gestores e coordenadores engajados, alimentação escolar garantida e todos os programas articulados”, afirmou.
Entre as ações citadas estão o Bolsa Presença, integrado ao programa federal Pé-de-Meia, além do Educa Mais Bahia. A secretária também ressaltou os investimentos em infraestrutura: mais de R$ 15 bilhões aplicados na modernização de quase 700 unidades escolares em todo o estado, incluindo escolas em assentamentos, aldeias indígenas, quilombos, povoados e distritos, com salas climatizadas, teatros e restaurantes.
A gestora avaliou ainda que os resultados positivos já começaram a aparecer. Em 2025, mais de 23 mil estudantes da rede estadual foram aprovados pelo Sisu e outros 19 mil pelo ProUni. “O ano letivo de 2026 com certeza será melhor do que 2025. Temos muito a comemorar com os avanços da escola pública da Bahia”, concluiu.



Comentários: