Ronaldo Caiado destaca segurança pública e reforça articulação nacional
A presença do governador na Lavagem do Bonfim ocorre em meio ao fortalecimento de sua pré-candidatura à Presidência da República

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), participou nesta quinta-feira (15) da Lavagem do Bonfim, em Salvador, onde reforçou o discurso de segurança pública como eixo central de sua atuação política e ampliou os gestos de articulação no cenário nacional. A presença do governador no cortejo ocorre em meio ao fortalecimento de sua pré-candidatura à Presidência da República.
Em entrevista à imprensa, Caiado afirmou que Goiás se tornou referência nacional no combate à criminalidade e na gestão do sistema penitenciário. “Hoje nós temos o estado mais seguro do país, controlando todas as nossas penitenciárias e garantindo segurança à população. Em decorrência disso, é o estado que mais cresceu no Brasil”, disse. Segundo ele, a segurança pública é apontada como principal preocupação da sociedade brasileira, seguida pelo combate à corrupção. “Se juntar os dois, é o que eu combati em Goiás”, completou.
O governador também destacou o alto índice de aprovação de sua gestão. “Fizemos o melhor estado do Brasil, com o maior percentual de aprovação, hoje em torno de 88%”, afirmou. Questionado sobre a contribuição da Bahia para o seu projeto político nacional, Caiado ressaltou a importância das lideranças locais. “A presença das nossas lideranças aqui do estado, deputados, vereadores, além de figuras como ACM Neto e o prefeito Bruno Reis, contribuem muito”, avaliou.
Caiado afirmou ainda que pretende manter presença frequente na Bahia. “Já vim quatro vezes e continuarei vindo. Tenho uma ligação familiar com essa terra. Minha mulher é baiana, então eu conheço bem a Bahia”, declarou.
Caiado na Bahia
A participação do governador na Lavagem do Bonfim reforça a estratégia de aproximação com o Nordeste, especialmente com a Bahia, que se tornou um dos principais palcos de sua movimentação política. Salvador foi escolhida, em abril de 2025, para o lançamento oficial de sua pré-candidatura ao Palácio do Planalto, gesto simbólico voltado à ampliação de sua projeção nacional em um tradicional reduto eleitoral do presidente Lula.
Ao caminhar ao lado de lideranças do União Brasil durante o cortejo, Caiado utilizou a celebração para testar popularidade, defender o modelo de segurança adotado em Goiás e reforçar alianças políticas, em um dos eventos de maior visibilidade popular do calendário baiano.



Comentários: