Rompimento de trégua entre CV e PCC teria provocado sequência de execuções em menos de 48 horas

Rompimento de trégua entre PCC e CV teria provocado sequência de execuções em menos de 48 horas no município

Polícia
Rompimento de trégua entre CV e PCC teria provocado sequência de execuções em menos de 48 horas
Foto: Divulgação / SSP-BA

O município de Ipiaú, no sul da Bahia, vive um dos momentos mais violentos de sua história recente. Em pouco mais de 48 horas, sete pessoas foram assassinadas após o rompimento de uma suposta trégua entre as facções criminosas Primeiro Comando da Capital (PCC) e Comando Vermelho (CV). A escalada de violência ocorreu entre a noite de sexta-feira (16) e o domingo (18), deixando a população em estado de pânico.

Apesar de a Polícia Militar ter informado inicialmente que os homicídios estariam ligados a conflitos internos de um grupo criminoso, moradores e agentes de segurança que atuam na região contestam essa versão. Segundo relatos, Ipiaú é considerada majoritariamente território do PCC, enquanto o bairro Santa Rita é apontado como área sob influência do CV.

Investigadores afirmam que as facções haviam firmado uma trégua após operações policiais realizadas em cidades baianas, como Porto Seguro, que atingiram esquemas de lavagem de dinheiro do crime organizado. O acordo tinha como objetivo reduzir confrontos e evitar novas ofensivas da Secretaria da Segurança Pública da Bahia.

No entanto, a trégua teria sido rompida há cerca de um mês. De acordo com uma fonte policial, um grupo ligado ao PCC teria adquirido drogas de uma facção associada ao CV, o que foi interpretado como traição. “Para eles, isso é imperdoável. A punição é a morte”, revelou o agente sob anonimato.

Ainda conforme as investigações, ordens do PCC estariam sendo transmitidas a partir do Conjunto Penal de Jequié, enquanto as determinações do CV viriam de um presídio em Santa Catarina, onde estaria custodiado um dos líderes do grupo, conhecido como “Juca Playboy”.

Mesmo com o reforço do policiamento, o clima em Ipiaú é de medo. Há relatos da presença de homens vindos de outros estados para atuar diretamente no confronto entre as facções.

Sequência de homicídios

A onda de violência começou na sexta-feira (16), por volta das 21h30, quando Nerivaldo Santos Damascena Barbosa, de 20 anos, conhecido como “Luizinho”, foi baleado na Rua Dr. Prevenildo, no bairro Euclides Neto.

Na madrugada de sábado (17), Valmir Santos da Cruz, de 35 anos, o “Sapo”, foi executado dentro de casa, após criminosos invadirem sua residência na Avenida João Durval Carneiro, no bairro Santana.

Ainda no sábado à noite, Gentil Fróis de Oliveira, de 36 anos, conhecido como “Bode”, foi morto a tiros dentro da própria casa, na região central da cidade.

A sequência continuou na madrugada de domingo (18), quando Vinícius Costa da Silva, de 26 anos, o “Vini”, foi executado dentro do quarto após nova invasão criminosa no bairro Euclides Neto. Pouco depois, Iago Lima dos Santos, de 20 anos, foi assassinado próximo a um bar, na Praça de Eventos Álvaro Jardim.

Durante a tarde, Edmarques Batista dos Santos, de 26 anos, o “Gaso”, foi morto a tiros no bairro Dois de Dezembro. Já à noite, um adolescente de 15 anos, identificado como Ítalo, foi perseguido e executado dentro da casa de um vizinho, novamente no bairro Euclides Neto.

Operações seguem em andamento

As forças de segurança mantêm operações intensificadas na cidade para tentar conter novos ataques e identificar os responsáveis pelos crimes. As investigações buscam confirmar a participação direta das facções e esclarecer a dinâmica das execuções, a maioria realizada dentro das residências das vítimas.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.