Rodrigo Chagas celebra primeira vitória do Vitória em 2026 e admite alívio: “O caminho é esse”

Leão bate o Barcelona de Ilhéus fora de casa e soma primeira vitória sob o comando de Rodrigo Chagas

Esporte
Rodrigo Chagas celebra primeira vitória do Vitória em 2026 e admite alívio: “O caminho é esse”
Vitória vence pela primeira vez em 2026 | Victor Ferreira/EC Vitória

A primeira vitória do Vitória em 2026 finalmente veio — e trouxe alívio. Com uma equipe alternativa, o Rubro-negro foi até a Arena Cajueiro, em Feira de Santana, e venceu o Barcelona de Ilhéus por 2 a 0, na noite deste domingo (1), pela 6ª rodada do Campeonato Baiano. O resultado marcou o primeiro triunfo do Leão sob o comando de Rodrigo Chagas nesta temporada.

Após o apito final, o treinador não escondeu o sentimento de alívio ao analisar o desempenho da equipe, que vinha de três partidas sem vencer no estadual.

— É uma sensação de alívio. Foram três jogos, o primeiro com apenas dez dias de trabalho, muita garotada, jogadores voltando de férias e aproveitando a oportunidade que o clube está dando. Nos dois jogos anteriores, especialmente contra o Porto, poderíamos ter tido um resultado melhor se não fosse a expulsão. Hoje, com o time completo, contra uma equipe muito competitiva e que joga por uma bola, o comportamento foi muito bom — avaliou.

Time alternativo e resposta positiva

A partida diante do Barcelona de Ilhéus foi a quarta de Rodrigo Chagas à frente do Vitória em 2026 e a primeira com um time alternativo desde o início da temporada. Para o treinador, o desempenho reforça a confiança no elenco e permite dar tranquilidade à equipe principal.

— O trabalho é esse. A ideia é dar tranquilidade ao grupo principal sabendo que os atletas que estão aqui podem dar conta do recado e serem utilizados quando necessário — completou.

Mesmo com amplo domínio das ações desde o primeiro tempo, o Vitória encontrou dificuldades para transformar a superioridade em gols. A definição do placar só veio na etapa final, após as entradas de Luís Miguel e Dudu Miraíma, que mudaram o panorama da partida. Dudu saiu de campo com um gol e uma assistência.

Base ganha protagonismo

Rodrigo Chagas fez questão de destacar o espaço dado aos jogadores formados no clube. Segundo ele, o Vitória terminou a partida com sete atletas da base em campo, todos já adaptados ao modelo de jogo da equipe principal.

— A gente procura trabalhar da mesma forma que o time principal atua. Assim, se houver necessidade, esses jogadores já sabem exatamente a função que precisam cumprir. Hoje, para mim, o Eduardo foi o grande destaque, o jogador que mudou a partida, junto com o Miguel, que também entrou muito bem — ressaltou.

Sistema mantido e ajustes pontuais

Mesmo com resultados anteriores abaixo do esperado, o treinador descartou qualquer possibilidade de abandonar o esquema com três zagueiros. Contra o Barcelona de Ilhéus, a solução foi ajustar características dentro do próprio sistema.

Rodrigo revelou que chegou a cogitar adiantar Edenilson para reforçar o meio-campo, mas reforçou que o esquema em si não foi um problema, sobretudo pelo volume de chances criadas ao longo do jogo.

Olho no elenco e próximos desafios

Para o confronto, Neris, Luan Cândido, Ronald e Osvaldo foram os representantes do time principal entre os titulares. O treinador também revelou que outros atletas podem ser utilizados no Campeonato Baiano, como o atacante Fabri. Nathan Mendes, que poderia estrear neste domingo, acabou sendo preservado visando a sequência da temporada.

Com a vitória, o Vitória chegou aos nove pontos no Baianão. O próximo compromisso pelo estadual acontece no sábado (7), fora de casa, contra o Jequié. Antes disso, na quarta-feira (4), o time principal viaja a São Paulo para enfrentar o Palmeiras, pela segunda rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.