Rio Paraguaçu passa a abastecer municípios do semiárido baiano

O abastecimento atende as sedes de Planaltino, Maracás, Lajedo do Tabocal e Itiruçu, além do distrito de Entroncamento, em Jaguaquara

Bahia
Rio Paraguaçu passa a abastecer municípios do semiárido baiano
Foto: Divulgação

Municípios do semiárido da Bahia, na da região sudoeste, começaram a receber, neste mês, água tratada captada no rio Paraguaçu. O abastecimento atende as sedes de Planaltino, Maracás, Lajedo do Tabocal e Itiruçu, além do distrito de Entroncamento, em Jaguaquara, após a conclusão do Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA) de Planaltino, implantado pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa).

A nova infraestrutura capta água no rio Paraguaçu, no município de Marcionílio Souza, e a transporta por cerca de 30 quilômetros até a estação de tratamento localizada no distrito de Campinhos, em Planaltino. Após o tratamento, a água segue por mais de 90 quilômetros de adutoras até os municípios atendidos. O investimento total foi de R$ 179 milhões, com recursos próprios da Embasa e captação no mercado financeiro.

De acordo com a empresa, o sistema beneficia atualmente cerca de 24 mil domicílios e tem capacidade para novas ligações. Antes da implantação do SIAA, os municípios eram abastecidos por poços com vazão insuficiente e mananciais superficiais afetados por sucessivas crises hídricas.

Nesta primeira etapa, o SIAA Paraguaçu–Planaltino atende Maracás, Planaltino, Lajedo do Tabocal, Itiruçu — incluindo localidades da zona rural — e o distrito de Entroncamento de Jaguaquara. A estrutura conta com captação flutuante, adutoras de água bruta e tratada, estações de bombeamento, estação de tratamento de água e de lodo, além de reservatórios.

Segundo a Embasa, com o início da operação do sistema, a região passa a contar com maior regularidade no fornecimento e segurança hídrica, reduzindo os impactos da escassez de água enfrentada nos últimos anos.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.