Redução dos índices de crimes marcam balanço o primeiro dia do Carnaval 2025

Polícia Salvador
Redução dos índices de crimes marcam balanço o primeiro dia do Carnaval 2025
Foto: Thuane Maria/GOVBA

O primeiro dia do Carnaval de Salvador 2025, que terminou na madrugada desta sexta-feira (28), apresentou uma queda significativa nos índices de criminalidade. O Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública localizou oito foragidos da Justiça e contabilizou redução no número de roubos, furtos e ausência de crime grave. Os homens foram capturados nos circuitos Dodô (Barra/Ondina) e Osmar (Campo Grande), após passagens pelos Portais de Abordagem por meio do trabalho das Equipes do Centro Integrado de Informações (Cicom) que realizaram as prisões. Os foragidos tinham mandados de prisão pelas práticas de roubo e tráfico de entorpecentes.

Os números foram divulgados durante uma reunião no Quartel dos Aflitos, com a participação do governador Jerônimo Rodrigues, do vice-governador e coordenador do Carnaval, Geraldo Júnior, além do secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, secretários estaduais e outros gestores. O encontro teve como objetivo analisar os resultados das ações de segurança e o desempenho das estratégias adotadas pelas diferentes áreas envolvidas na organização do Carnaval. Só nas primeiras 24h de festa, a PM conseguiu apreender 301 objetos ilícitos como tesouras, facas, lâminas de barbear, réplica de arma de fogo, uma seringa com agulha, canivetes, estiletes, chaves de fenda, entre outros objetos.

“O trabalho das forças de segurança está sendo extremamente eficiente e coordenado. Isso só foi possível graças ao esforço conjunto entre os diversos órgãos envolvidos e ao investimento significativo em tecnologia e pessoal. Estamos comprometidos com a segurança da população e com a proteção de todos os foliões que participam dessa grande festa”, pontuou o governador Jerônimo Rodrigues.

Esse ano, o investimento chega a R$ 101 milhões para garantir a segurança durante o carnaval, com a atuação de mais de 37 mil profissionais, incluindo 29 mil policiais militares, três mil policiais civis, três mil bombeiros, 555 peritos e 1,5 mil servidores da SSP. A operação abrange 90 municípios e conta com 47 portais de abordagem, além de 579 estruturas de segurança espalhadas pela cidade. O sistema de videomonitoramento inteligente, com 578 câmeras de segurança e novas tecnologias como reconhecimento facial e contagem de público, foi ampliado. Duas plataformas de observação elevada e o Centro Integrado de Inteligência da SSP (CICC) também fazem parte da estrutura. A novidade deste ano é a implementação do Disque Denúncia 24h, além da colaboração entre 44 órgãos estaduais, federais, municipais e privados para garantir a ordem e segurança no evento.

O trabalho realizado na primeira noite também garantiu a ausência de crimes graves contra a vida como homicídio, latrocínio e lesão dolosa seguida de morte. As lesões corporais apresentaram redução de 41,7%. Os furtos tiveram decréscimo de 64%, saindo de 151 para 57 casos. Os roubos, por sua vez, recuaram 40%. Foram 20 ocorrências em 2024, contra 12 casos este ano. Quatro pessoas foram autuadas em flagrante por tráfico de drogas, furto, lesão corporal e receptação.

Durante a coletiva o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, destacou uma outra medida importante que foi decretada este ano e implementada com o apoio do Ministério Público, da Justiça e da Secretaria de Administração Penitenciária e Segurança Pública que envolve o acompanhamento das pessoas com tornozeleiras eletrônicas na folia. “Desde o ano passado, estamos monitorando essas pessoas com restrição, e, embora algumas possam ter permissão para trabalhar, é importante lembrar que muitos ainda possuem restrições judiciais que devem ser cumpridas neste momento”, acrescentou Marcelo Werner.

Já os Portais de Abordagem da Secretaria da Segurança Pública contabilizaram um aumento de 22% de público no primeiro dia do Carnaval de Salvador. Cerca de 1,5 milhão de baianos e turistas passaram pelas estruturas policiais e participaram da festa nos circuitos oficiais.

A delegada-geral da PC, Heloísa Brito, “nos crimes contra o patrimônio, que hoje são a principal preocupação de quem busca delinquir, registramos uma redução substancial de quase 61% em comparação com o mesmo dia do ano passado. Por exemplo, no ano passado, tivemos 181 celulares subtraídos; neste ano, sendo 67 celulares. Também observamos uma queda de quase 40% nos crimes de lesão corporal”, concluiu.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.