Reconhecimento Facial da SSP captura foragidos e garante segurança no Pré-Carnaval da Bahia
Tecnologia da SSP permite capturas em tempo real e reforça segurança no Furdunço, Fuzuê e eventos do interior da Bahia.

O Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) teve papel decisivo na segurança das festas de Pré-Carnaval realizadas na capital e no interior do estado. Ao todo, quatro foragidos da Justiça foram capturados durante os eventos do Furdunço, Fuzuê e na folia em Santa Cruz Cabrália, no Extremo Sul da Bahia.
Os indivíduos eram procurados por crimes como homicídio, roubo e inadimplência de pensão alimentícia. Eles foram identificados por câmeras instaladas em pontos estratégicos dos circuitos, que integram o esquema especial de videomonitoramento da SSP para o Carnaval 2026.
Após a identificação, policiais militares foram acionados em tempo real, interceptaram os suspeitos e realizaram as prisões. Todos foram encaminhados para unidades da Polícia Civil, onde tiveram os mandados judiciais cumpridos.
Tecnologia reforça segurança nos festejos
Durante o Fuzuê, realizado no circuito Orlando Tapajós (Ondina–Barra), nenhuma morte violenta ou roubo foi registrada, segundo balanço das Forças Estaduais da Segurança Pública. No evento, dois foragidos foram localizados pelo Reconhecimento Facial, com mandados por roubo e pensão alimentícia.
Ao longo da festa, foram contabilizadas sete ocorrências de furto, além de registros pontuais de tráfico de drogas, vias de fato e importunação sexual. As prisões aconteceram com apoio direto do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), que coordenou o deslocamento das equipes no terreno.
Ações integradas da Polícia Civil
A Polícia Civil também realizou ações investigativas no entorno do Cristo da Barra, considerado ponto sensível durante o Pré-Carnaval. Policiais do Draco-LD promoveram abordagens, buscas pessoais e checagem de dados para coibir crimes como tráfico de drogas, furtos, roubos e crimes sexuais.
Além disso, uma operação coordenada com policiais disfarçados e equipes de inteligência foi deflagrada no circuito do Fuzuê, com atuação conjunta do Draco-LD, Departamento de Inteligência Policial (DIP) e Denarc.
Balanço do Furdunço
No Furdunço, um foragido por homicídio foi capturado ao tentar acessar o circuito após ser identificado pelas câmeras do sistema em um dos Portais de Abordagem. O evento foi encerrado sem registro de crimes graves.
De acordo com a Polícia Civil, foram registradas 99 ocorrências, incluindo quatro prisões em flagrante por furto, crimes relacionados à Lei Maria da Penha, desacato e porte de drogas. Uma mulher também foi presa com 16 celulares furtados, escondidos em compartimentos da roupa e na bolsa.
Operação Carnaval 2026
O esquema especial da SSP conta com Portais de Abordagem, Postos Elevados de Observação, câmeras com Reconhecimento Facial e de Placas, além da ativação permanente do CICC. A tecnologia será utilizada em todos os eventos carnavalescos da capital e do interior.
Mais de 37 mil policiais e bombeiros atuam na Operação Carnaval 2026, garantindo segurança para baianos e turistas durante o maior evento popular do estado.



Comentários: