Putin anuncia cessar-fogo de Páscoa, mas Ucrânia contesta: “Drones russos continuam nos atacando”

Em meio ao prolongado conflito que assola o Leste Europeu, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou na manhã deste sábado (19) um cessar-fogo temporário durante o feriado da Páscoa Ortodoxa na Ucrânia. Segundo o líder russo, as operações militares seriam suspensas entre as 18h deste sábado e a meia-noite de segunda-feira (21), em um gesto que, segundo ele, estaria “guiado por considerações humanitárias”.
“Ordeno que, durante este período, todas as operações militares sejam suspensas. Partimos do princípio de que o lado ucraniano seguirá o nosso exemplo. No entanto, as nossas tropas devem estar preparadas para repelir possíveis violações do cessar-fogo e provocações por parte do inimigo”, afirmou Putin, em discurso oficial.
Entretanto, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, reagiu com ceticismo à proposta, denunciando que os ataques russos não cessaram. Pouco após o anúncio de Moscou, Zelensky informou que novos alertas aéreos haviam sido acionados em diversas regiões da Ucrânia, e que drones de ataque do tipo “Shahed”, de fabricação iraniana, foram detectados sobrevoando o território ucraniano.
“Quanto à mais recente tentativa de Putin de brincar com as vidas das pessoas – um alerta aéreo está agora se espalhando pelo território da Ucrânia. Às 17h15, drones de ataque russos foram detectados em nosso espaço aéreo. Essa é a verdadeira atitude de Putin em relação à Páscoa e às vidas humanas”, declarou Zelensky.
Apesar do apelo por uma trégua simbólica em um período religioso significativo para ambos os países, o clima no campo de batalha segue tenso. Tropas ucranianas permanecem mobilizadas nas regiões de Kursk e Belgorod, com avanços sendo relatados e a zona de controle ucraniana se expandindo.
Comentários: