PSB reelege Lídice como presidente estadual durante congresso

O PSB da Bahia realizou, neste sábado (26), a etapa estadual do seu Congresso, em preparação para o evento nacional que será realizado em Brasília. O encontro, realizado na sede da UPB, em Salvador, reuniu prefeitos, vereadores, ex-prefeitos, lideranças e parlamentares da legenda. Na ocasião, a deputada federal Lídice da Mata foi reconduzida à Presidência do Partido no Estado. Também foram escolhidos os delegados que participarão do Congresso Nacional do PSB.
Lídice defendeu o fortalecimento do enfrentamento à extrema-direita e destacou a importância de consolidar o time socialista para as eleições de 2026. A parlamentar expressou a expectativa de que o PSB repita o desempenho de 2018, quando conquistou duas vagas na Câmara Federal. “Os congressos partidários são momentos de debate de ideias, e este, em especial, contou com uma contribuição muito rica do movimento sindical, que trouxe a pauta do fim da escala 6×1”, afirmou.
O deputado estadual Ângelo Almeida ressaltou o protagonismo do PSB no Governo do Estado, auxiliando o governador Jerônimo Rodrigues, e frisou que a geração de emprego e renda é essencial para o desenvolvimento da Bahia.
Vice-presidente estadual da legenda, Rodrigo Hita destacou a importância da formação de quadros e chapas para o processo eleitoral e disse que o PSB vem forte em 2026.
Cássia Magalhães, presidente municipal do partido em Salvador, cobrou da esquerda um retorno às bases e maior diálogo com a sociedade civil organizada. Já o vereador Sílvio Humberto defendeu o aumento da participação de negros e mulheres nas direções partidárias, reforçando a necessidade de ampliar a presença do PSB na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa.
O ex-deputado federal Bebeto Galvão destacou a importância de a esquerda dar maior atenção às questões de segurança pública e às demandas cotidianas da população.
Domingos Leonelli, secretário de Formação do PSB Nacional, reafirmou os valores socialistas e citou a China como exemplo de um país que promove uma revolução comercial sem a necessidade de conflitos armados.
O presidente da União dos Municípios da Bahia, Wilson Cardoso, expressou orgulho em fazer parte do PSB e enfatizou a importância da unidade partidária para o fortalecimento dos projetos eleitorais e de gestão pública no Estado.
Durante o Congresso, Uanderson Menezes foi eleito presidente do segmento de Juventude e afirmou que o futuro da política passa pela formação das novas gerações. Nala Santos, secretária do segmento LGBTQIA+, destacou a política de diversidade do partido e pretende ampliar a presença de militantes da causa na legenda.
Por fim, Reginaldo Alves, representante do movimento sindical, defendeu que o PSB siga firme ao lado dos trabalhadores e apontou o fim da escala 6×1 como um dos principais desafios atuais na luta por direitos.
Comentários: