Projeto oferece qualificação profissional e empreendedora à mais de 200 estudantes de escola pública de Camaçari

Iniciativa, em parceria com o Instituto Alair Martins (IAMAR), impactou mais de 200 estudantes do ensino médio técnico em Camaçari

Bahia
Projeto oferece qualificação profissional e empreendedora à mais de 200 estudantes de escola pública de Camaçari
Foto: Divulgação

Estudantes do Colégio Estadual José de Freitas Mascarenhas, no município de Camaçari, passaram por uma sequência de três programas que tem como objetivo impulsionar o potencial dos jovens por meio da educação empreendedora e financeira, e apoiá-los na preparação para o mercado de trabalho, construção de negócios sustentáveis e elaboração de projetos de inovação. A iniciativa, realizada pela Junior Achievement Bahia (JA Bahia), em parceria com o Instituto Alair Martins (IAMAR), braço social do Sistema Martins, impactou cerca de 220 jovens do 1º ano do ensino médio técnico em um período de quatro meses. 

Entre julho e outubro deste ano, a trilha de aprendizagem proporcionou experiências durante o “Conectado com o Amanhã”, que promoveu atividades com foco na formação de competências técnicas e sociocomportamentais; o “Negócios Sustentáveis”, incentivando o empreendedorismo ligado à sustentabilidade, através do contato com conceitos sobre desenvolvimento sustentável, consumo consciente e economia circular; e o projeto “Innovation Camp”, que envolve a metodologia do design thinking. 

Neste último, os alunos do Técnico em Administração e Técnico em Logística foram desafiados a propor soluções para reduzir perdas operacionais dentro do processo logístico do Martins. Ao longo do caminho, eles puderam colocar em prática os conhecimentos adquiridos e mostrar as ideias em um evento de apresentação. O chamado “Demoday” contou com uma banca de jurados que avaliou as equipes e indicou as melhores soluções. Os ganhadores, além do reconhecimento do trabalho, tiveram a oportunidade de visitar as instalações do Grupo Martins em Camaçari. 

Para Vinícius Santos, coordenador de Projetos da JA Bahia, iniciativas como essas servem de impulsionadores de mudanças sociais. “Ao promover projetos que estimulam habilidades empreendedoras, soluções inovadoras e uma consciência sustentável, estamos capacitando e inspirando os jovens a se tornarem agentes capazes de transformar não só suas realidades, mas também o coletivo. E a parceria com o IAMAR fortalece o nosso propósito de oferecer as ferramentas necessárias, como qualificação e protagonismo”, frisa.  Para Ludmila França, gerente executiva do IAMAR, como IAMAR e JA compartilham do propósito comum de desenvolver o potencial das juventudes, a parceria possibilita a ampliação do impacto social do IAMAR nos territórios de atuação dos nossos mantenedores, empresas do Sistema Martins.

Foto: Divulgação

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.