Projeto engaja 2 mil alunos em ação de reciclagem com prêmios

Educação ambiental e gamificação transformam escolas públicas de Salvador e Camaçari em agentes de mudança sustentável

Notícias
Projeto engaja 2 mil alunos em ação de reciclagem com prêmios
Foto: Divulgação/ Robert Romão

Mais de 2 mil estudantes de Salvador e Camaçari estão vivendo uma verdadeira transformação ambiental por meio da Ação Braskem de Educação Ambiental, que concluiu seu primeiro módulo na última segunda-feira (25/08). O projeto, promovido pela Braskem e executado pela startup SOLOS, passou por sete escolas públicas e da Rede SESI Bahia de Educação, trazendo um impacto direto na formação de consciência ecológica entre crianças e adolescentes.

Durante os meses de julho e agosto, a ação percorreu escolas como SESI Itapagipe, SESI Retiro, Colégio Estadual Paulo Américo, em Salvador, e SESI Milton Santos, Escola Municipal Cosme de Farias, Sônia Regina e Escola do Natal, em Camaçari. Na cidade da Região Metropolitana, o projeto contou com apoio da Limpec e da Secretaria de Educação (SEDUC).

“O projeto foi bem aceito por todos. As crianças estão participando e aprenderam muito com as palestras e oficinas”, destacou Elisangela Oliveira da Silva, diretora da Escola Municipal do Natal.

O objetivo principal da iniciativa é incentivar o consumo consciente e a reciclagem através do conceito de economia circular, levando esse conhecimento de forma prática e divertida aos estudantes. O primeiro módulo contou com palestras e jogos interativos, focados em temas como descarte correto de resíduos, reutilização de materiais e o papel do plástico na sociedade atual.

“Essa ação reforçou o trabalho já realizado no colégio, agregando novos conhecimentos sobre economia circular de forma didática”, afirmou a professora Maria de Fátima Castro, do Colégio Estadual Paulo Américo.

Segunda Fase Promete Premiação

Nos próximos módulos, os alunos irão montar ecopontos dentro das escolas e participar de um campeonato de reciclagem, onde as unidades que mais arrecadarem resíduos recicláveis serão premiadas. Os materiais coletados serão encaminhados para cooperativas locais, como a Camapet (Salvador) e a Coopmarc (Camaçari), promovendo não só a educação, mas também o apoio à geração de renda de catadores.

“Nosso objetivo é despertar, desde cedo, a consciência ambiental em crianças e jovens, estimulando novos hábitos e mostrando que cada atitude pode fazer a diferença para um futuro mais sustentável”, comentou Magnólia Borges, gerente de Relações Institucionais da Braskem.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.