Projeto Empreendedoras Braskem capacita 49 mulheres em Camaçari
As idealizadoras dos três negócios que mais se destacaram nesta segunda edição do projeto na Bahia foram premiadas
Os sentimentos de orgulho e alegria tomaram conta do auditório do Colégio Estadual de Tempo Integral Gonçalo Muniz, em Camaçari, na região metropolitana de Salvador, na tarde desta terça-feira (3/12). O local sediou o evento de certificação de 49 mulheres na segunda edição do Empreendedoras Braskem na Bahia. O projeto tem o objetivo de incentivar e qualificar mulheres para empreender e gerar renda em suas comunidades.
Uma das participantes do projeto, Amanda da Costa Nunes, 41 anos, comanda um negócio de fabricação de bolos junto com a irmã, Margarida da Costa Marques. As duas passaram a empreender por necessidade, após serem demitidas em 2020, durante a pandemia da Covid-19. Para ela, o Empreendedoras Braskem ajudou a enxergar o potencial da empresa. “Aprendemos a calcular melhor o preço e a divulgar o negócio. Hoje a gente sabe quanto tempo gastamos na produção, quanto custa cada hora, melhorando a gestão da Cake Way”, ressalta.
Outra participante certificada pelo projeto em Camaçari é Jacijane Lago dos Santos, 47 anos. Ela possuiuma confecção de produtos de cama, mesa e banho personalizado e sustentável, que utiliza tecidos que seriam descartados. Foi por meio das aulas, que Jacijane afirma ter aprendido a trabalhar sua empresa de forma sustentável, econômica e com uma gestão eficiente.
“O curso foi importantíssimo em toda a parte de gestão administrativa e financeira, em como precificar uma peça, por exemplo. Além disso, fortaleceu a veia sustentável do meu empreendimento, porque além de utilizar retalhos para fazer meus produtos, o que sobra de tecido eu doo para pessoas que fazem tapete, entre outros produtos”, destaca.
Reconhecimento – Antes da certificação das participantes do projeto, foram apresentados para uma comissão julgadora, os pitchs dos 10 negócios que mais se destacaram durante o curso. A banca de juradas selecionou os três melhores. A campeã desta edição do Empreendedora Braskem foi Ane Rodrigues Oliveira, que apresentou seu Muka Chips, produção de banana chips com desenvolvimento de práticas de sustentabilidade. Já o segundo lugar foi conquistado pelas irmãs Amanda Nunes e Margarida Marques e seu Cakes Way. Na terceira posição ficou Gilmária da Costa Ferreira e o Lollipop, sua confecção de roupas infantis. As três receberam uma premiação em dinheiro, como forma de reconhecer o esforço e estimular a continuidade dos projetos.
O júri foi composto pela consultora do Sebrae, Fernanda Becevelli; pela consultora e mentora de negócios, Jana Amorim; e pela jornalista Silvana Oliveira. Os critérios de avaliação dos pitchs foram qualidade da apresentação, inovação, criatividade e sustentabilidade dos negócios, escalabilidade, viabilidade e potencial de mercado dos produtos ou serviços.
Comentários: