Projeto Empreendedoras Braskem capacita 49 mulheres em Camaçari

As idealizadoras dos três negócios que mais se destacaram nesta segunda edição do projeto na Bahia foram premiadas

Notícias
Projeto Empreendedoras Braskem capacita 49 mulheres em Camaçari

Os sentimentos de orgulho e alegria tomaram conta do auditório do Colégio Estadual de Tempo Integral Gonçalo Muniz, em Camaçari, na região metropolitana de Salvador, na tarde desta terça-feira (3/12). O local sediou o evento de certificação de 49 mulheres na segunda edição do Empreendedoras Braskem na Bahia. O projeto tem o objetivo de incentivar e qualificar mulheres para empreender e gerar renda em suas comunidades.

Uma das participantes do projeto, Amanda da Costa Nunes, 41 anos, comanda um negócio de fabricação de bolos junto com a irmã, Margarida da Costa Marques. As duas passaram a empreender por necessidade, após serem demitidas em 2020, durante a pandemia da Covid-19. Para ela, o Empreendedoras Braskem ajudou a enxergar o potencial da empresa. “Aprendemos a calcular melhor o preço e a divulgar o negócio. Hoje a gente sabe quanto tempo gastamos na produção, quanto custa cada hora, melhorando a gestão da Cake Way”, ressalta.

Outra participante certificada pelo projeto em Camaçari é Jacijane Lago dos Santos, 47 anos. Ela possuiuma confecção de produtos de cama, mesa e banho personalizado e sustentável, que utiliza tecidos que seriam descartados. Foi por meio das aulas, que Jacijane afirma ter aprendido a trabalhar sua empresa de forma sustentável, econômica e com uma gestão eficiente.

“O curso foi importantíssimo em toda a parte de gestão administrativa e financeira, em como precificar uma peça, por exemplo. Além disso, fortaleceu a veia sustentável do meu empreendimento, porque além de utilizar retalhos para fazer meus produtos, o que sobra de tecido eu doo para pessoas que fazem tapete, entre outros produtos”, destaca.

Reconhecimento – Antes da certificação das participantes do projeto, foram apresentados para uma comissão julgadora, os pitchs dos 10 negócios que mais se destacaram durante o curso. A banca de juradas selecionou os três melhores. A campeã desta edição do Empreendedora Braskem foi Ane Rodrigues Oliveira, que apresentou seu Muka Chips, produção de banana chips com desenvolvimento de práticas de sustentabilidade. Já o segundo lugar foi conquistado pelas irmãs Amanda Nunes e Margarida Marques e seu Cakes Way. Na terceira posição ficou Gilmária da Costa Ferreira e o Lollipop, sua confecção de roupas infantis. As três receberam uma premiação em dinheiro, como forma de reconhecer o esforço e estimular a continuidade dos projetos.

O júri foi composto pela consultora do Sebrae, Fernanda Becevelli; pela consultora e mentora de negócios, Jana Amorim; e pela jornalista Silvana Oliveira. Os critérios de avaliação dos pitchs foram qualidade da apresentação, inovação, criatividade e sustentabilidade dos negócios, escalabilidade, viabilidade e potencial de mercado dos produtos ou serviços.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.