Projeto de Cezar Leite pode garantir fones antirruído gratuitos para autistas em Salvador
Projeto de Lei quer garantir proteção auditiva para crianças e adolescentes com TEA e reduzir impactos da hipersensibilidade a ruídos

Salvador pode dar um passo importante na inclusão escolar de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Um novo Projeto de Lei (nº 88/2025), de autoria do vereador Cezar Leite (PL), protocolado nesta segunda-feira (11) na Câmara Municipal, prevê a distribuição gratuita de fones de proteção auditiva para estudantes da rede municipal diagnosticados com autismo.
A proposta tem como objetivo reduzir os impactos de ruídos ambientais e minimizar crises decorrentes da hipersensibilidade auditiva — uma característica comum entre pessoas com TEA que pode comprometer o aprendizado e a interação social.
“Este projeto é muito importante, principalmente para as crianças que se desorganizam com barulhos. Seguimos trabalhando pelos nossos filhos com deficiência, nossos filhos autistas aqui em Salvador”, afirmou Cezar Leite, que é pai de dois jovens com deficiência e atua há mais de 20 anos na defesa da causa.
O parlamentar já tem histórico de iniciativas inclusivas, como a Lei Municipal 9.237/2017, que obriga a presença do símbolo mundial de conscientização do autismo em placas de atendimento prioritário em estabelecimentos públicos e privados.
O projeto segue agora para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), com pedido de tramitação prioritária. Se aprovado, a medida beneficiará estudantes autistas da rede municipal, garantindo mais conforto e qualidade no ambiente escolar.
Comentários: