Produção de petróleo e gás dispara e alcança recorde no Brasil

Produção diária atinge 4,897 milhões de barris de óleo equivalente, impulsionada pelo pré-sal e novas plataformas FPSO

Brasil
Produção de petróleo e gás dispara e alcança recorde no Brasil
Foto: Divulgação/ Petrobras

O Brasil alcançou, em 2025, um recorde histórico na produção de petróleo e gás, atingindo 4,897 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d), segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O volume representa um crescimento de 13,3% em relação a 2024 e supera o recorde anterior de 4,344 milhões boe/d, registrado em 2023.

A produção de petróleo sozinha chegou a 3,770 milhões de barris/dia, alta de 12,3%, enquanto a produção de gás natural atingiu 179 milhões de metros cúbicos por dia (m³/d), 17% acima do ano anterior.

O crescimento é impulsionado pelo pré-sal, responsável por 79,63% da produção total, e pela entrada em operação de quatro novas plataformas FPSO na Bacia de Santos: Almirante Tamandaré (fevereiro), Alexandre de Gusmão (maio), Bacalhau (outubro) e Petrobras 78 (dezembro).

Os campos marítimos com maior produção continuam sendo Tupi (21,36%), Búzios (20,47%), Mero (14,44%), Itapu (4,19%) e Jubarte (4,14%). Por bacia, Santos lidera com 77,79% da produção, seguida por Campos, com 19,67%. O Rio de Janeiro se mantém como maior produtor do país, com 87,8% do petróleo extraído.

A Petrobras, sediada no Rio de Janeiro, segue dominante: em dezembro, seus campos operados, sozinha ou em consórcio, responderam por 90,03% da produção nacional.

O resultado reafirma a indústria extrativa como motor da economia brasileira, com crescimento de 4,9% no setor, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.