Produção da Petrobras cresce 11% e bate recorde em 2025

Petrobras alcança 2,40 milhões de barris por dia em 2025, supera metas do plano estratégico e consolida pré-sal como principal motor da produção

Brasil Notícias
Produção da Petrobras cresce 11% e bate recorde em 2025
Foto: Divulgação/ Petrobras

A produção de petróleo da Petrobras alcançou a marca de 2,40 milhões de barris por dia (bpd) em 2025, representando um crescimento de 11% em relação ao ano anterior. Os dados foram divulgados na sexta-feira (16) pela estatal e superaram as projeções estabelecidas no Plano de Negócios 2025-2029.

O resultado ficou 0,5 ponto percentual acima do limite superior da meta, que previa crescimento de até 4% no período. Quando considerada a produção total de óleo e gás natural, a Petrobras atingiu 2,99 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed), também com avanço de 11% frente a 2024 e superando em 2,8 pontos percentuais a meta estabelecida.

Já a produção comercial de óleo e gás natural somou 2,62 milhões de boed, ultrapassando em 0,9 ponto percentual o teto das projeções da companhia.

Pré-sal lidera crescimento e bate recordes

Segundo a Petrobras, os números de produção de óleo, produção comercial e produção total estabeleceram recordes anuais históricos ao longo dos mais de 70 anos de atuação da empresa.

No pré-sal, a companhia alcançou novos recordes de produção total própria, com 2,45 milhões de boed, e de produção operada, com 3,70 milhões de boed. Atualmente, o pré-sal representa 82% de toda a produção da Petrobras, reforçando sua importância estratégica.

Em 2024, duas novas plataformas passaram a operar no pré-sal da Bacia de Santos: o FPSO Almirante Tamandaré, no campo de Búzios, e o FPSO Alexandre de Gusmão, no campo de Mero. Além disso, o FPSO Marechal Duque de Caxias, também em Mero, atingiu o topo de produção.

O FPSO Almirante Tamandaré se destacou ao registrar média de 240 mil barris por dia nos meses de novembro e dezembro, tornando-se a plataforma de maior produção do Brasil.

Eficiência operacional impulsiona resultados

Outras unidades também contribuíram para o desempenho positivo, como os FPSOs Maria Quitéria, no campo de Jubarte, e Anita Garibaldi e Anna Nery, nos campos de Marlim e Voador.

Em nota, a Petrobras destacou que “o aumento significativo da eficiência operacional de todas as unidades foi fundamental para a superação das metas de produção”.

Campo de Búzios atinge marca histórica

A empresa informou ainda que atingiu 1 milhão de barris de óleo por dia de produção operada no campo de Búzios, utilizando apenas seis plataformas, evidenciando a alta produtividade dos poços da região.

A sétima plataforma, P-78, que entrou em operação no dia 31 de dezembro, deve reforçar o crescimento da produção nos próximos meses.

Segundo a Petrobras, os resultados são fruto de um esforço integrado da força de trabalho, aliado ao compromisso com a segurança operacional, preservação ambiental e confiabilidade dos ativos.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.