Primeiro dia do Carnaval registra queda nos crimes em relação a 2025, diz Segurança
O balanço foi apresentado ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) na manhã desta sexta-feira (13), no Quartel dos Aflitos, no Centro

O primeiro dia oficial do Carnaval de Salvador em recebeu cerca de 1,3 milhão de foliões, que passaram pelos 53 portais de abordagens distribuídos pelos três circuitos oficiais, e terminou com avaliação positiva, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP). O balanço foi apresentado ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) na manhã desta sexta-feira (13), no Quartel dos Aflitos, no Centro.
A pasta revelou que os casos de roubo reduziram 46% em relação a 2025 e sete foragidos da Justiça foram capturados com a ajuda das câmeras de reconhecimento facial. Conforme a primeira reunião de avaliação, foram apreendidos 560 objetos proibidos e registradas 101 ocorrências de furto, duas de uso e posse de drogas e uma por tráfico de entorpecentes.
A Secretaria atribuiu essa produtividade ao trabalho conjunto das patrulhas da Polícia Militar, das equipes infiltradas da Polícia Civil e do sistema de videomonitoramento da SSP. Foram registrados ainda cinco casos de lesões leves e uma tentativa de homicídio. Não houve, no entanto, ocorrência de lesão corporal grave ou morte violenta na primeira noite oficial do Carnaval.
Bombeiros e perícia
O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) realizou 125 atendimentos, como ocorrências pré-hospitalares, sendo 76 nos circuitos e 49 fora, além de 100 orientações de prevenção a acidentes. Já o Departamento de Polícia Técnica (DPT) fez 23 perícias, sendo 17 por lesões corporais, quatro por drogas, uma odonto-legal e uma perícia médica.
Para reforçar toda a operação, o Governo do Estado está garantindo mais de 36 mil profissionais, entre policiais, peritos e bombeiros, para trabalhar na festa, com apoio de 1.892 estruturas fixas e móveis e 4.939 câmeras de monitoramento, sendo 1.346 com tecnologia de reconhecimento facial.



Comentários: