Prestes a tomar posse, Wilson Cardoso lista primeiras ações na UPB e pressiona aprovação de refinanciamento de dívidas
Prefeito de Andaraí será empossado para o cargo no dia 31 de março

O próximo presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso (PSD), que teve o nome oficializado nesta terça-feira, 18, listou as primeiras ações que está realizando à frente do órgão neste novo biênio.
“Nós já começamos a trabalhar. Nós estamos descentralizando o poder e regionalizando a UPB. Criamos agora quatro diretorias regionais: Norte, Sul, Leste e Oeste. Criamos a diretoria de projetos que é um gargalo grande para os municípios pequenos, [pois] perdem muitas emendas parlamentares, por falta de condições dos municípios pequenos em fazer os projetos com velocidade que as emendas parlamentares e a Caixa Econômica exigem”, iniciou o chefe da UPB, durante coletiva de imprensa.
Outra prioridade na gestão de Wilson diz respeito ao empenho do órgão com o governo federal para aprovar a Proposta de Emenda (PEC) 66/2023, que trata sobre o parcelamento dos débitos dos municípios referente à previdência social (INSS).
“Também tentar estabilizar o percentual do INSS em 8% porque já começou a sofrer o reajuste de 4 em 4 anos. Não têm condições do município ser tratado como iniciativa privada, principalmente aqueles que não tem royalties e outras receitas. Não justifica ele está pagando 20% do INSS”, defendeu Wilson.
Segundo ele, algumas cidades baianas tiveram as contas bloqueadas neste ano após não conseguir quitar os débitos com a Previdência. “Tem municípios sofrendo o bloqueio do repasse do FPM (Fundo de Participação do Município) inviabilizando a administração pública. […]. A gente tem que manter essa agenda do INSS em 8%”, afirmou o prefeito.
Wilson Cardoso toma posse para o cargo de presidente da UPB no dia 31 de março junto com o próximo presidente da Federação dos Consórcios Públicos da Bahia (FEC).
Comentários: