Presidente da FECBAHIA, Sivaldo Rios, é recebido pelo ministro Rui Costa e autoridades em Brasília
Gestores solicitaram para aquisição de equipamentos, fortalecimento da infraestrutura, saúde e desenvolvimento dos municípios, além do avanço do Canal do Sertão Baiano

O presidente da Federação dos Consórcios Públicos da Bahia (FECBAHIA) e prefeito de Capim Grosso, Sivaldo Rios, esteve em Brasília acompanhado de prefeitos, presidentes de consórcios e secretários executivos que representaram 29 consórcios multifinalitários e 24 consórcios de saúde do estado.
A comitiva foi recebida pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, pela líder da bancada baiana no Congresso, deputada federal Lídice da Mata, e pelo senador Otto Alencar. Na pauta, os gestores solicitaram apoio do governo federal e da bancada baiana para a aquisição de equipamentos e veículos voltados ao fortalecimento da infraestrutura, da saúde e do desenvolvimento dos municípios baianos.
Outro tema de destaque foi o Canal do Sertão Baiano, obra que integra a transposição do Rio São Francisco e que vai garantir o abastecimento de água para 44 municípios do norte da Bahia. Os gestores reforçaram a importância do projeto para a segurança hídrica, o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida da população da região.
Também foram tratadas ações voltadas a investimentos na área de resíduos sólidos, com a solicitação de apoio para a estruturação de projetos capazes de viabilizar uma gestão mais eficiente e sustentável dos municípios. Nesse contexto, ganhou relevância o anúncio de que o ex-secretário estadual Marcus Cavalcanti assumiu o comando da Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), pasta estratégica para impulsionar projetos estruturantes no Brasil.
Além da agenda com autoridades, Sivaldo Rios participou da reunião nacional dos presidentes de consórcios públicos, onde foram discutidas estratégias para uma gestão integrada dos resíduos sólidos municipais, tema considerado urgente e essencial para garantir mais sustentabilidade e eficiência na administração pública.
Segundo o presidente da FECBAHIA, a união de forças é fundamental para que os consórcios baianos avancem em áreas estratégicas e possam atender de forma mais eficaz às demandas da população.
Comentários: