Presidente da CBF abre Seminário de Governança promovido pela Fifa
Evento reúne 13 federações nacionais

Representantes das dez federações de futebol da Conmebol e mais três da Concacaf estão reunidos no Rio Janeiro para um seminário sobre governança financeira promovido pela FIFA. Com o Brasil como anfitrião, as federações de Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Venezuela e Uruguai, além de Canadá, México e EUA, participam do evento, que começou na terça-feira (18) e vai até quinta-feira (20).
O objetivo do encontro é ajudar as federações a gerir melhor os fundos distribuídos através do programa FIFA Forward. Lançado em 2016, o programa financia projetos em cada uma das 211 federações filiadas à FIFA. Durante o ciclo 2023-2026, cada federação filiada têm garantidos até US$ 8 milhões (R$ 46 milhões), uma quantia sete vezes superior ao que recebiam antes de 2016.
No discurso de abertura do evento, o presidente da CBF Ednaldo Rodrigues destacou que “a transparência, a integridade e a responsabilidade financeira não são palavras bonitas; são os pilares que sustentam o desenvolvimento do futebol em escala global”.
“Para isto, eventos como este cumprem uma nobre missão: a de capacitar as entidades de administração do desporto em todo o mundo sobre as melhores práticas de governança financeira, com o objetivo de assegurar a aplicação eficiente dos fundos de desenvolvimento, em especial os recursos do programa FIFA Forward”, afirmou Ednaldo Rodrigues.
O seminário ocorreu sob o novo selo FIFA Campus, que centraliza todas as iniciativas da FIFA para formação e educação. No mês passado, a FIFA organizou um evento semelhante que reuniu dez federações africanas em Acra, capital de Gana.
Comentários: